Primeira floresta vertical do mundo, na Itália, vence prêmio de melhor arranha-céu de 2015

O Council of Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) concedeu ao Bosco Verticale, projetado pelo arquiteto Stefano Boeri em Milão, na Itália, o título de melhor arranha-céu do ano de 2015. O projeto disputou com finalistas como o One World Trade Center, do SOM, e o Burj Mohammed Bin Rashid Tower, do Foster + Partners. A competição recebeu no total 123 inscrições de 33 países. 

O empreendimento residencial, considerado a primeira floresta vertical do mundo, teve as obras concluídas em dezembro do ano passado e é composto por duas torres, de 112 e 80 metros de altura, que abrigam jardins nas varandas com 900 árvores de médio porte, cinco mil arbustos e 11 mil mudas. 

O empreendimento de 40 mil m² de área construída e 10 mil m² de área verde custou 65 milhões de euros. 

Além do título concedido pelo CTBUH, o Bosco Verticale foi eleito vencedor do International Highrise Award, considerado um dos mais importantes prêmios da arquitetura. Concorrendo com outros 800 arranha-céus de 17 países, o projeto foi reconhecido na premiação como o prédio do ano de 2014 pelo Museu de Arquitetura de Frankfurt, na Alemanha. 

Em novembro, o escritório de Boeri apresentou o projeto de construção de uma segunda floresta vertical em Lausanne, na Suíça. O edifício de 36 andares e 117 metros de altura abrigará apartamentos de diversas metragens com varandas privativas abertas para o cultivo de mais de 100 espécies de plantas.

Autor: PINIweb