França dá bolsa de mestrado e doutorado para estrangeiros

O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França está com inscrições abertas para o programa Eiffel, que concederá a estudantes estrangeiros bolsas de estudo para realizar o mestrado ou doutorado no país.

O objetivo é estimular as instituições francesas a atraírem os melhores estudantes, independentemente de suas origens ou condições financeiras.

Estudantes de mestrado selecionados pelo programa receberão 1.181 euros mensais e os de doutorado, 1.400.

As bolsas são oferecidas diretamente às universidades francesas. Portanto, para concorrer ao benefício, é preciso, primeiro, ser admitido no programa de mestrado ou doutorado de interesse e manifestar à escola o desejo de concorrer às bolsas.

As escolas têm até o dia 8 de janeiro de 2016 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.

Candidatos às bolsas de mestrado devem ter até 30 anos de idade e os de doutorado, até 35. Para 2016, as áreas de estudo prioritárias do programa Eiffel são engenharias, economia e gestão, direito e ciências políticas.

Para o doutorado, são contempladas também as seguintes áreas: matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação. Leia aqui o edital do programa (em inglês).

Quer mais detalhes? Acesse o site da Campus France e saiba mais sobre a oportunidade.

* Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.

Autor: Exame.com