Norma técnica inédita no Brasil sobre steel deck entra em vigor no dia 27 de novembro

oi publicada nesta semana pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a primeira norma para steel deck no Brasil, a NBR 16421:2015 – Telha-Fôrma de Aço Colaborante para Laje Mista de Aço e Concreto – Requisitos e Ensaios. A normativa entra em vigor em 27 de novembro.

O texto estabelece critérios aos quais a telha-fôrma deve atender, seja ela revestida, conformada a frio, de seção transversal trapezoidal, reentrante, retangular e ondulada com revestimentos zincado por imersão a quente ou zincado por imersão a quente e revestido por pintura.

Assim, a normativa visa garantir a padronização dos produtos utilizados para os processos construtivos, assegurando a qualidade e segurança dos materiais com base em suas características e tecnologias.

A norma inédita no Brasil foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Siderurgia (CB-028) na Comissão de Estudos para Aços Planos e estava em discussão desde 2014. Os trabalhos foram coordenados pelo membro da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o engenheiro Humberto Bellei.

Clique aqui para mais informações sobre a NBR 16421.

Autor: PiniWeb