Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes com bolsa da FAPESP

O Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) está com inscrições abertas, até o dia 25 de outubro, para uma Bolsa de Pós-Doutorado com duração de 24 meses. O bolsista atuará junto ao Grupo de Planejamento de Transportes, no âmbito do projeto DEPICT: Desenho e implantação de políticas para incentivo a viagens não motorizadas, sob supervisão do professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva.
A pesquisa envolverá a análise das estratégias de planejamento adotadas nas cidades de São Carlos e São Paulo, no Brasil; Groningen, Amsterdam e Houten, na Holanda; e Londres, na Inglaterra. O objetivo será identificar perspectivas e desafios para a promoção do ciclismo como meio de transporte.

Serão desenvolvidas duas atividades principais: investigação do papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento e medição da exposição ao ruído e dos níveis de estresse entre os ciclistas. O bolsista conduzirá revisão bibliográfica, coletas de dados e análises em ambas as frentes do estudo.

Os candidatos devem ter doutorado em Engenharia de Transportes ou área relacionada e experiência em planejamento de transporte cicloviário.

A oportunidade está publicada no endereço www.fapesp.br/oportunidades/911.

Os candidatos devem enviar, em um único arquivo PDF, duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas, para [email protected].

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Autor: Agência Fapesp