Livro – Elementos de Fundações em Concreto

Diante da complexidade do projeto estrutural de edificações, é comum que engenheiros e projetistas se depararem com uma série de questionamentos: o que se pode considerar como segurança razoável ou como resistência adequada? O que é custo aceitável? Que vida útil deve ser prevista?

Em Elementos de fundações em concreto, o engenheiro e professor João Carlos de Campos detalha e exemplifica os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado.

As etapas da Análise Estrutural, o dimensionamento de peças de concreto e modelos de cálculo para o controle de fissuras, as características do solo e os cálculos de tensão: tudo isso pode ser encontrado no livro. Com esta valiosa referência, o leitor poderá construir uma visão abrangente e tecnicamente embasada sobre quando utilizar fundações rasas ou profundas, em que casos investir em radier e até mesmo quais os elementos de transição, como blocos e lajes, mais adequados em cada contexto. Cálculos e equações são um dos pontos fortes: Campos explica as fórmulas com base em imagens detalhadas, gráficos e informações cotejadas com as normas da ABNT em vigor.

Autor: Oficina de Textos