Como escolher um curso de engenharia?

Você está aí às portas do vestibular. A profissão já está escolhida: Engenharia, mas você já sabe qual ramo da Engenharia optar?

Algumas instituições oferecem o curso com um ciclo inicial comum para todos os tipos de Engenharia e depois o estudante direciona sua formação. Mas, na maioria dos casos, a escolha deve ser indicada já na inscrição para o processo seletivo.

Se você ainda não sabe como escolher um curso de Engenharia, separamos algumas dicas:

Busque uma área que você mais se identifica
Apesar de terem o mesmo nome, é comum que alguns dos cursos de Engenharia tenham campo de atuação muito diferentes. Identifique realmente onde você quer atuar.

Considere as possibilidade de especialização
Verifique as possibilidades de especialização dentro da área da Engenharia definida. Isso também ajudará a entender melhor onde você poderá chegar, o quê poderá fazer no futuro ou até mesmo mudar sua opção inicial. Por exemplo: se você tem interesse em carros, com certeza o curso de Engenharia Mecânica é uma opção a ser considerada, porém se você se identificar mais com o processo de fabricação, uma outra opção é a Engenharia de Produção.

Não escolha pela “Moda”
São muitas opções (até 30 tipos), mas a escolha não deve ser feita somente por uma habilitação que está na moda, ou que parece ser uma tendência. Considere que nem sempre o mercado de trabalho atual será o mesmo que você encontrará logo que formado.

Próximos Passos
Definidos esses passos acima, recomendamos que você pesquise, visite e converse com colegas, familiares, professores e profissionais que tem alguma ligação com a área desejada. Certamente eles darão outras informações preciosas para você. 

COMO IDENTIFICAR UMA BOA FACULDADE DE ENGENHARIA?

Os cursos de Engenharia estão entre os mais procurados pelos universitários, acumulando mais de 1 milhão de alunos matriculados, segundo o último censo do ensino superior. Nas habilitações, Engenharia Civil lidera com cerca de 18% das matrículas, seguido por Engenharia de Produção (10%) e Engenharia Mecânica (9%).

Para se destacar num mercado tão concorrido, um dos pontos mais importantes é estudar em uma instituição de qualidade. Para isso entenda quais fatores são importantes verificar na hora escolher um curso de Engenharia de qualidade.

Leve em conta o reconhecimento da faculdade no mercado, a infraestrutura oferecida, qualidade do corpo docente e até mesmo avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Neste último caso, o MEC divulga anualmente o Índice Geral das Faculdades, que têm a nota de 1 a 5, que considera os Conceitos Preliminares de Curso (rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes). As Faculdades avaliadas com níveis entre 4 e 5 fazem parte do grupo de excelência. O nível 3 é considerado regular e 1 e 2 são conceitos insuficientes.

QUAL O PERFIL DE QUEM BUSCA UM CURSO DE ENGENHARIA?

Para traçar o perfil de um estudante de Engenharia vamos usar a definição que consta do dicionário Michaelis “Arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações.”.

Assim, podemos dizer que o engenheiro é por natureza um investigador, com gosto por ciências, que tem também o desejo de aplicar seus conhecimentos para melhoria da vida do ser humano e de buscar o desenvolvimento de processos. A facilidade por números e cálculos é um pré-requisito quase obrigatório para quem decidir ser um Engenheiro.

Mas, será que só isso é suficiente? Infelizmente não! Como cada tipo de Engenharia tem seu foco, leve em conta que essas características de cada área da Engenharia exige habilidades específicas. É importante que você pesquise e verifique se você se enquadra nas exigências da habilitação escolhida.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS DICAS.

Autor: sejabixo