Livro – Curso Básico de Concreto Armado

Ele é o material estrutural mais empregado no Brasil e no mundo, em termos de volume; mas ainda tira o sono de muitos estudantes e jovens engenheiros. Para tornar mais acessíveis os conceitos e os métodos mais aceitos, reconhecidos e utilizados no Brasil, Thiago Bomjardim Porto e Danielle Stefane Gualberto Fernandes elaboraram Curso básico de Concreto Armado, um guia claro e descomplicado sobre o quase onipresente concreto armado. 

Os autores discutem os principais pontos da NBR 6118/2014, que estabelece requisitos e procedimentos de projeto para estruturas em concreto. Na primeira parte da obra, eles também detalham as características do concreto armado, seu cisalhamento e fissuração, aderência e ancoragem, lajes, pilares e fundações. A segunda parte é um caso prático: o projeto de um edifício em concreto armado, com todas as etapas e cálculos. 

Além de tornar conceitos técnicos e teóricos mais compreensíveis, este lançamento da editora Oficina de Textos busca suprir a lacuna por publicações de qualidade que ofereçam exemplos e abordem as especificidades da engenharia desenvolvida no Brasil. É certamente uma boa referência para o estudo do material, e também dos parâmetros e condicionantes de seu uso em território nacional.

Sobre os autores

Thiago Bomjardim Porto é mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia da UFMG. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas e diretor de projetos na empresa Consmara Engenharia Ltda.

Danielle Stefane Gualberto Fernandes tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG e graduação em Engenharia Civil pela PUC Minas. Atualmente é coordenadora de projetos na empresa 2MS projetos.

Autor: Oficina de Textos