Engenharia Cartográfica da Unesp completa 38 anos

Neste mês de Julho de 2015, o curso de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp está comemorando seus 38 anos de implantação na cidade de Presidente Prudente e a Pós-Graduação em Ciências Cartográficas, 18 anos. A 1ª. Turma de Formandos de Engenheiros Cartógrafos é de 1982 e foi constituída por 33 ex-alunos (pioneiros). Agora o próximo objetivo será a comemoração dos 40 anos, prevista para 2017. Para isso já começam os preparativos com vistas à essa importante celebração.

É importante frisar que, nesse espaço de tempo de 38 anos, passaram pela Instituição aproximadamente 700 formandos; dentre os quais profissionais renomados, ocupando importantes funções nas instituições e empresas especializadas, no Brasil e no Exterior. De acordo com dados coletados pelo Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa – Coordenador do curso de graduação de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp – o número de alunos formados é de 676 e outros 235 estão matriculados atualmente. O curso conta com 45 docentes, dos diversos Departamentos de Ensino da FCT, sendo que 17 deles são integrantes do Departamento de Cartografia.

Alunos formados atuam em grandes empresas públicas ou privadas, como: IBGE, PETROBRAS, IBAMA, INCRA, POLÍCIA FEDERAL, MARINHA, AERONÁUTICA e outras Instituições. No ano passado, o curso recebeu como atribuição 4 Estrelas, conforme avaliação do Guia do Estudante da Editora Abril. Neste ano de 2015, a premiação mais importante foi dada por “MundoGEO#ConnectLatinAmérica/ 2015”, com 4 troféus. Um dos quais atribuído à Engenharia Cartográfica e ou/Agrimensura. O curso é o único de ensino público existente no Estado de São Paulo.

Troféu “MundoGEO#ConnectLatinAmérica/2015”

Foi no Centro de Convenções “Frei Caneca” em São Paulo que se realizou o maior evento de Geomática e Soluções Espaciais da América Latina – através do Prêmio MundoGEO#ConnectAmericaLatina/2015 – mediante indicação e escolha da comunidade dos profissionais, instituições, empresas e marcas de destaque no setor. Para satisfação da comunidade unespiana, a Faculdade de Ciências e Tecnologia liderou a premiação em votação aberta pela Internet; e foi eleita como a melhor instituição de ensino e pesquisa. Da mesma forma, o trofeu principal para premiação do (a) Profissional do Ano – Setor Público de Geotecnologias da Unesp, foi conferido à Professora Doutora Arlete Aparecida Correia Meneguette, da FCT/Unesp.

O curso de Engenharia Cartográfica foi escolhido como o “Melhor do País” e ao mesmo tempo, a EJECart conquistou a premiação de melhor Empresa Junior no setor de Geotecnologias. Como se recorda, também no ano de 2012, a premiação foi atribuída ao Prof. Dr. João Francisco Galera Monico pelo MundoGEO#ConnectLatinAmérica/2012 como “Personalidade do ano no setor de Geotecnologias”.
Numa etapa seguinte, os contemplados tomaram a iniciativa de levar pessoalmente os troféus conquistados em São Paulo, para entrega ao Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – Prof. Dr. Marcelo Messias, o que se verificou no dia 3 de Junho de 2015, com as presenças do Coordenador de Curso de Engenharia Cartográfica – Prof. Mauro Ishikawa, a Prof(a) Arlete Meneguette e representantes da EJECart.

Ao receber os laureados, com os troféus conquistados (dois deles entregues pessoalmente), o Prof. Marcelo Messias declarou que a premiação vem coroar todo o trabalho que está sendo desenvolvido pelos docentes e também pelos alunos da FCT/Unesp, bem como a Empresa Junior (EJECart). “Esta é a 1ª vez que ocorre essa premiação, que com certeza absoluta valeu o sacrifício. Como também valeu a formação que os Professores procuram passar aos alunos através do ensino, desenvolvimento de novos conhecimentos e pesquisa de extensão universitária. Essas premiações mostram isso” – enfatizou o Prof. Marcelo.

A trajetória de um curso

Oficialmente, o Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp teve suas primeiras aulas no mês de Agosto de 1977 no Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais/IPEA (sucessor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente). A Associação Cartográfica Internacional – ACI – reconhecida por todos os países, define Cartografia como sendo o “conjunto de estudos e operações científicas, artisticas e técnicas que tendo por base os estudos das observações obtidas por métodos e processos diretos, indiretos ou subsidiários de levantamento ou da exploração de uma documentação existente, destinam-se à elaboração e preparação de mapas e outras formas de expressão, assim como sua utilização”.

A iniciativa referente à formação de Engenheiros Especialistas em trabalhos cartográficos – revestida evidentemente de roupagens inerentes à cada época – remonta em nosso país a 1875, quando foram realizadas as primeiras tentativas na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. A formação de Engenheiros Cartógrafos no Brasil obedece a orientação da ACI sobretudo no que tange aos cursos de graduação, observando três aspectos fundamentais: Coleta de dados; Processamento e Interpretação de dados e Visualização e reprodução das informações. Os cursos de graduação e Pós-Graduação em Ciências Cartográficas na FCT/Unesp contam com um corpo docente da mais alta qualificação.

Alunos pioneiros (Formandos de 1982)

Os pioneiros tiveram atuação marcante e prestaram excelente serviço à formação acadêmica, revelando valores exponenciais para a causa científica e cultural do país. A listagem geral de Professores e Alunos egressos segue em ordem cronológica. Alunos de 1977 que ingressaram no Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP e colaram grau em 1982: Adalto Tadaqui Kanashiro; Ademiro Palmério Custódio; Antonio Carlos Fernandes da Fonseca; Arlete Aparecida Correia Meneguette; Cibeli Regina Ferreira; Darci Pereira de Oliveira; Daubérson Monteiro da Silva; Eduardo Martins de Oliveira; Eliana Batista Nogueira; Eliana Maria Kalil Melo; Fernando Bastos Martinho Jr; Hermes Alves Lira Jr; João Francisco Galera Monico; José Enoé Laperuta; José Milton Arana; José Tadeu Garcia Tommaselli; Júlio Kiyoshi Hasegawa; Luiz Takeo Hara; Luiza Marilac Guazzi; Manoel Fernando Carrara; Marcos de Galles; Margarete Takahashi; Maria Lúcia Ribeiro de Matos; Mauro Maurício Vasquez Beltrão; Mariza Lucia dos Santos; Mauro Issamu Ishikawa; Mônica Modesta Santos Decanini; Nestor Brandão Jr.; Otávio Yassuo Itame; Regina Célia dos Santos; Roberto Lazzarini e Waldir Borges de Oliveira.

Docentes da 1ª.Turma (1977/1982)

Luiz Fernandes Galante; Raul Spera; Tereza Higashi; Antonio de Assis Carvalho; João Carlos Grigoli; Mario Artoni; Cleide Cavichiolli; Carmen Diana Rodrigues Daré; Manoel Carlos Toledo Franco de Godoy; Beatriz Maria Soares Pontes; Wilson Luiz Pretti Hideo Sudo; Paulo Ishimino; Nandamudi Jagan Moharra Rao; Tertuliano Miguel Arêa Leão; Mauro José Tiziano; Ana Maria Corrêa Arêa Leão; José Roberto Mauro; Osvaldo Ari Abib; Marília Barros de Aguiar; Carlos Alberto Penatti; Messias Meneguette Jr.; Miguel Velido Rondon Eduardo Agai Sakimay; Helena Harumi O. Sakamoto; Jair Carlos Romano; José Arnaldo Teixeira Bollina; Helenice Biazi; Mario Matoso Campello; José Hajj; Neuranides Martins Zana; Benjamim Teodoro de Rezende; Vera Ferreira de Almeida; José Moura Notari; Neuranides Martins C. Zana; Paulo César Moura Lopes Krelling; Octavio Montesanti; Ismara Borges S. Figueiredo; Hélio Minoru Watanabe; Sérgo Ribeiro Vicente; João Carlos Rela; Eurosvaldo de Oliveira Ferraz; Ademir Goulart Figueiredo; Márcia Malheiros Bazan; Gilberto José Garcia e Maria de Lourdes F. Garcia.;

Engenheiro Cartógrafo é especialista

A Engenharia Cartográfica é a área da Engenharia que se ocupa da aquisição, processamento, representação e análise da geo-informação nas formas analógica e digital. Assim, o Engenheiro Cartógrafo é um especialista em planejamento, organização, especificação, projeto, orientação, direção e fiscalização das diversas modalidades de levantamentos, do processamento e interpretação dos dados coletados, bem como da representação e reprodução de documentos cartográficos. Nesse sentido, o Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp visa formar profissionais conscientes e aptos a desempenharem suas atividades com qualidade, nas funções de:

Planejamento – Definição dos dados a serem coletados e dos recursos e métodos necessários para se atingir os objetivos do mapeamento;

Coleta de Dados – Levantamentos geodésicos (posicionamento preciso da região a ser mapeada), topográficos (detalhamento e apoio de campo), batimétricos (determinação do relevo submerso), fotogramétricos (utilização de fotos terrestres, aéreas e espaciais) e por sensoriamento remoto (emprego de dados e imagens obtidas através de sensores);

Processamento e Interpretação de Dados – Realização de cálculos matemáticos, modelagem numérica, restituição analógica e digital, classificação de dados multiespectrais; interpretação de fotos e imagens; modelagem de dados geográficos;

Representação e Reprodução Cartográfica – Representar nas formas visuais/analógicas ou digitais as informações geográficas, com base nos dados coletados;

Análise de Informação – Integrar equipes interdisciplinares em processos de análise ambiental; apoio ao processo de tomada de decisão em planejamento urbano e rural; gerenciamento dos recursos, bens e serviços de forma racional, eficiente e transparente.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) tem como meta a formação de Mestres e Doutores com alta capacidade de ensino e pesquisa na área de Ciências Cartográficas e correlatas. Assim como formar Pesquisadores para atuar em empresas públicas ou privadas.

Um giro pela história

Para conhecer a trajetória desenvolvida pelo curso de Engenharia Cartográfica na FCT/Unesp no decorrer dos anos é preciso retroceder às décadas 1960 e 70, onde vamos descobrir seus precursores: Prof. Dr. Marcos Alegre e Prof. Dr. Alvanir de Figueiredo. Este último, recém falecido. Marcos Alegre (atualmente Professor Emérito), veio para Presidente Prudente no dia 05 de Agosto de 1963. Ele foi detentor do título de 1º Doutorado na área de Geocartografia no Brasil, que o recomendava para assumir as aulas de Cartografia e Topografia no antigo IPEA, hoje Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Sua contratação foi feita em São Paulo pelo Prof. Dr. José Fernando Martins Bonilha, que sucedeu o 1º Diretor da ex-FAFI, Joaquim Alfredo da Fonseca. Na época, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras era a única escola de nível superior na região.

Procedente do Rio de Janeiro, aqui se fixou a partir de 1964 o Prof. Dr. José Ferrari Leite, assim como os Profs: Alvanir de Figueiredo, Myrtes da Fonseca Pinto, Max H. Boudin, Augusto Litholdo, Celso Volpe, Augusto Titarelli, Fernando Salgado e outros. As funções de Diretor eram desempenhadas pelo Prof. Hygino Aliandro, que foi substituído pelo Interventor designado pelo Governo do Estado, Dr. Sylvio Fernando Paes de Barros (Juiz de Direito). Na época, a Faculdade mantinha os cursos de Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais e Matemática. Houve mudança na nomenclatura de FAFI para IPEA (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais) e o Prof. Alvanir de Figueiredo era responsável por 5 disciplinas. Alguns cursos foram suprimidos, dando lugar a novas opções.

Em 1966 assume a Direção do IPEA, o Prof. Dr. José Ferrari Leite tendo como vice-Diretor, o Prof. Dr. Marcos Alegre. Criada a Universidade Estadual Paulista ”Julio de Mesquita Filho” abriram-se novos horizontes e novas unidades. Com isso, também surgiram novas ideias: uma delas pela criação do Curso de Engenharia Cartográfica, que nasceu em São Paulo por iniciativa do Prof. Dr. Marcos Alegre. O Prof. Dr. Alvanir de Figueiredo – então Diretor da Instituição – foi consultado e aprovou a ideia. “O curso é uma habilitação da Geografia, muito melhorado. Bom para a Unesp por ser o único curso de São Paulo e o 5º no Brasil” – divulga o Livro “Faculdade de Ciências e Tecnologia” – Ontem e Hoje (página 138) de autoria do Prof. Dr. Marcos Alegre.

No mesmo Livro (página 139) diz o precursor do Curso de Engenharia Cartográfica na FCT/UNESP: “O Alvanir levou o Curriculum para mostrar ao Reitor, mas ele não deu uma resposta conclusiva. Posteriormente falou com o Reitor pelo telefone, e ele achou a ideia interessante. Sobretudo para o planejamento, subsidiando bastante a Geografia. Trata-se de um curso de grande futuro”. O pessoal da SBC costuma dizer que só São Paulo teria condições de oferecer um curso de Cartografia com base na Geografia, que já tinha grande prestígio e apoio da Matemática. O Prof. Dr. Alvanir discutiu muito a viabilidade do curso com o Reitor e a resposta foi: “Sendo assim vocês podem montar”. O relato histórico do Prof. Dr. Marcos Alegre é complementado por esta informação: “Em poucos dias montamos o curso de Engenharia Cartográfica e fizemos o Vestibular. O curso começou em Julho de 1977 e foi um recorde” – finaliza.

Autor: Segs