Estudantes da Paraíba participam de competição mundial de Engenharia

Quatro alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participam neste sábado (27), no Rio de Janeiro, da primeira fase de uma competição internacional da área de engenharia de Petróleo, o PetroBowl, que reúne 20 universidades da América Latina e do Caribe. O campeonato dá vaga na etapa mundial, que acontece em setembro em Houston, no Estados Unidos.

A equipe paraibana é formada pelos estudantes Ana Paula Dantas, Kildare Gurjão, Larissa Aguiar e Leonardo Severiano e é coordenada pela professora Luciana Amorim. Eles são alunos do último período do curso de Engenharia de Petróleo e foram selecionados após uma peneira entre os estudantes da UFCG. O grupo é o único representante das regiões Norte e Nordeste na competição.

“Nós estamos muito ansiosos porque somos os primeiros a representar a nossa região. Enfrentar equipes da USP e de universidades estrangeiras é de uma responsabilidade muito grande. A gente quer ir pra lá levar o nome da UFCG e fazer uma boa competição”, conta Ana Paula Dantas.

Essa etapa é baseada em um 'mata-mata' entre as equipes. Um moderador faz a pergunta e a equipe que apertar o botão primeiro tem direito a responder. O grupo que acertar o maior número de respostas em oito minutos é classificado para a próxima fase. No primeiro confronto, os paraibanos enfretam uma equipe da Jamaica.

Um dos membros da equipe, Kildare Gurjão, vai para a sua segunda competição. Ele já participou do PetroBowl quando fazia parte do Programa Ciência Sem Fronteiras e estudava na Missouri University of Science and Technology, nos Estados Unidos.

Autor: G1