Alunas participam do Projeto Engenharia de Materiais

Três alunas do Colégio Estadual Tobias Barreto estão participando há um ano do projeto Engenharia de Materiais na Escola, desenvolvido juntamente com o Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Sergipe (DCEM/UFS). O projeto tem como objetivo principal desenvolver, produzir e divulgar materiais didáticos adequados para estimular e despertar o interesse de jovens pela formação em engenharia de materiais.

As estudantes do 3º ano, Ana Maria de Mendonça Santos; Emilly Souza de Araújo e Jaqueline da Cruz e Silva, orientadas pelas professoras/articuladoras Maria da Glória Santos Menezes, Sandra Correia de Santana, e pelo coordenador Euler Araújo dos Santos, estão desenvolvendo experimentos itinerantes que possam ser facilmente aplicados em sala de aula pelos professores e que permitam ao aluno confrontar as suas observações e conclusões acerca do funcionamento de materiais com os conteúdos estudados em classe.

“A gente vai buscando envolver os alunos nesse mundo da engenharia de materiais para que eles vejam que faz parte da vida deles”, disse a professora Maria da Glória Menezes. O projeto será apresentado à comunidade escolar durante a Mostra de Ciências do Colégio Tobias Barreto.

Experimentos itinerantes

Com os experimentos itinerantes, a intenção é abordar de forma simples as mais diversas propriedades de materiais, usando elementos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Desta forma, os princípios fundamentais que regem o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos modernos poderão ser problematizados em sala de aula a partir de materiais encontrados em casa pelos alunos.

Os principais temas foram: Transições dúctil-frágil (usando chicletes e gelo); Memória de forma de ligas metálicas (usando fios ortodônticos, na moda entre os jovens); Polimerização (usando medicamentos utilizados como protetores de estômago, limão e giz); Tixotropia em materiais (usando fécula de milho e água); Nanopartículas magnéticas (usando buchas de aço); Molhabilidade de materiais (usando protetores de pára-brisa, areia, óleo e água); Condutividade elétrica em materiais (usando grafite, carvão, metal limpo e oxidado).

Cada experimento conta com uma maleta portátil contendo os materiais necessários para a realização do ensaio e fica disponível aos professores interessados em usá-las nas aulas.

Autor: InfoNet