Unesp em São João da Boa Vista terá curso de engenharia aeronáutica

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou neste mês a instalação do curso de engenharia aeronáutica no campus de São João da Boa Vista (SP). Serão oferecidas 40 vagas e o início das aulas está previsto para agosto de 2016, após o vestibular de inverno.

Segundo a universidade, o curso vai substituir a formação em engenharia de materias que estava prevista para 2015 e o investimento não vai prejudicar outras áreas. 

“Não há qualquer investimento adicional além do que já foi previsto pela Unesp. O custo do curso é praticamente o mesmo de engenharia de materiais e não há qualquer possibilidade de afetar outros cursos”, afirmou a assessoria da instituição, que, como a USP e a Unicamp, prevê cortes de gastos neste ano. 

De acordo com a Unesp, a mudança foi proposta pela própria unidade considerando a “maior afinidade com o curso de engenharia de tecomunicações, já em andamento” e a demanda regional. “Além disso, o curso de engenharia aeronáutica é novo na Unesp, assim como engenharia de telecomunicações, fazendo com que a universidade aumente sua gama de cursos de engenharia”, completou.

Polo 

São João conta com duas empresas fabricantes de aviões experimentais e a expectativa do município é de que, com o início das aulas e a formação das turmas, a cidade se transforme em um polo da indústria da aviação e se torne referência no ensino superior. 

“Temos a Unesp que vai funcionar no próprio campus, com dois cursos; conseguimos trazer a medicina para a Unifae, indo para terceira turma; ampliamos o Instituto Federal de 900 para 3 mil vagas. Com isto, São João vai se consolidando como um polo de ensino superior”, defendeu o prefeito Vanderlei Carvalho durante o anúncio do novo curso.

Autor: G1