6 de maio – Dia do Engenheiro Cartógrafo

Há milhares de anos, os seres humanos elaboram mapas para conhecer e controlar regiões, de pequenos trechos de terreno ao conjunto da superfície terrestre. A Engenharia Cartográfica é o ramo da engenharia que hoje se ocupa da construção de mapas. Para isso, adota uma abordagem integrada, que mede, analisa, gerencia, armazena e visualiza dados sobre a descrição e o posicionamento de feições e fenômenos da superfície terrestre. Esses parâmetros originam-se de diversos sistemas de sensores. 

Os dados coletados são processados e manipulados usando moderna tecnologia de informação, com aplicação em todas as áreas que precisam de informações relacionadas a fatores geográficos, como estudos do meio ambiente, planejamento e gerenciamento municipal e regional, engenharia, navegação, geofísica, oceanografia, meteorologia e turismo. 

O engenheiro cartógrafo é responsável pelo planejamento, organização, projeto, orientação, direção e fiscalização de diversas modalidades de levantamento, pelo processamento e análise dos dados coletados, bem como pela visualização e reprodução de informações geográficas. 

A atividade mais exercida é a de mapeamento, ou seja, a elaboração de bases cartográficas, fundamentais no planejamento, elaboração e execução de qualquer projeto de engenharia. Outro campo de atuação importante é o geoprocessamento, onde o profissional organiza e mantém bancos de dados geográficos. Essas atividades exigem conhecimentos sólidos em topografia, geodésia, fotogrametria, sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica (SIG).

Autor: Unesp