Os Caminhos da eficiência no escoamento do minério, agronegócio e outros, para o exterior – HIDROVIAS E SUA LOGÍSTICA – 2

O Instituto de Engenharia, através da Divisão Técnica de Planejamento e Engenharia Econômica tem promovido painéis sobre este tema que se transformou num Fórum permanente, explicitando também os diversos modais necessários para o escoamento do agronegócio, minério e outros para o exterior.
A infraestrutura que nós precisamos passa pelas Hidrovias. 

O Dr. Casemiro Tércio Carvalho, Diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo e Diretor Presidente da Companhia Docas de São Sebastião deu sua brilhante contribuição, expondo por ocasião do último painel no dia 6/11 os projetos existentes junto ao Departamento, as obras em andamento. e os gargalos a serem resolvidos para a otimização das hidrovias. A interação entre os interessados presentes na apresentação, possibilitou definir da necessidade da modernização das barcaças e dragas em atividade com aperfeiçoamento da sua Mao de obra operacional, dos diversos equipamentos de transbordo, de comunicação, sincronização, para uma operação mais eficiente e segura.
Nos deixou as portas do Departamento abertas para outras interações que se fizerem necessárias. 

No mês de Setembro- com a palestra do eng. Vicente Abate, presidente da ABIFER – o setor ferroviário se fez presente. com a apresentação da malha ferroviária existente, daquela em construção e dos gargalos existentes, com necessidades de soluções envolvendo esferas públicas e privadas, para que ganhos em escala sejam conseguidos. Atenções urgentes para as interferências das vias férreas com a malha urbana e com as diversas concessionárias, de interesse de todos, aperfeiçoando-se os estudos de demanda. 

Precisamos ouvir os clientes: – os donos das cargas e que se juntem a nós neste esforço para o bem comum.
Próximo Painel será dia 4/12 das 9 às 12 hs. Inscrições gratuitas por [email protected]

Autor: Alfredo Birman