Livro – Mecânica da fratura na indústria nuclear

A mecânica da fratura estuda o comportamento de materiais com trincas ou fissuras. O aparecimento desses defeitos gerados durante a fabricação ou resultantes da fdiga ou corrosão sob tensão, é um desafio constante enfrentado pela indústria em geral. Tubulações e vasos de pressão, turbinas e componentes usados em plataformas marítimas ou em aeronaves são exemplos de sistemas onde se justifica a aplicação da mecânica da fratura. 

Com a teoria de fratura é validada a capacidade de estruturas com trincas resistirem às cargas de operação, é estimada a sua vida útil e estabelecida a frequência de inspeção. Nesse contexto, a mecânica da fratura se mostra essencial para o uso em componentes onde a preservação da integridade é a garantia que a segurança humana será mantida, os danos ao meio ambiente evitados e os riscos de perdas econômicas minimizados. 

Este livro foi preparado para mostrar como a mecânica da fratura é usada para resolver alguns problema encontrados no setor nuclear. A proposta dos autores é que seja empregado como fonte de consulta para os profissionais engajados no projeto, seleção de materiais, fabricação, inspeção e manutenção dos sistemas, estruturas e componentes de usinas nucleoelétricas, de reatores de pesquisa e de instalação sob responsabilidade da Marinha do Brasil. O livro também pode ser adotado como referência complementar para os alunos de cursos específicos ministrados nas universidades.

Autor: Eletrobras Eletronuclear