UFMT oferece 12 vagas para curso de mestrado em engenharia agrícola

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abriu inscrições para 12 vagas no curso de mestrado em engenharia agrícola, no campus de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. As vagas são distribuídas em duas linhas de pesquisa: engenharia de sistemas agrícolas e agroecossistemas. As inscrições custam R$ 132,64 e podem ser feitas até o dia 3 de novembro. 

O edital está disponível no site da universidade (acesse o edital).

De acordo com a UFMT, o curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. O mestrado é oferecido aos candidatos graduados na área de Ciências Agrárias ou afins, e requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática, que compreende aulas teóricas e práticas, seminários, trabalhos de campo e de laboratório, desenvolvimento de pesquisas, elaboração de relatórios, exame de qualificação, elaboração e defesa de dissertação. 

Os interessados devem procurar a secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, campus de Rondonópolis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. É preciso apresentar o formulário de inscrição preenchido, duas fotos 3×4 recentes, fotocópias da documentação pessoal, fotocópias do diploma e do histórico escolar do curso de graduação, declaração de dedicação integral, declaração da instituição de origem de que o candidato será liberado para dedicar-se ao curso, curriculum vitae documentado no modelo Lattes/CNPq, três cartas de recomendação de professores ou pesquisadores científicos e projeto de pesquisa. 

Os candidatos que não residem em Rondonópolis podem solicitar inscrição mediante procuração ou via correspondência. Caso o candidato opte por correspondência, a documentação deve ser postada nos Correios até o dia 3 de novembro para o seguinte endereço: Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola – ICAT, Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, km 6, Bairro: Sagrada Família, CEP: 78735-901, Rondonópolis, MT. 

Neste caso, as fotocópias dos documentos devem ser autenticadas em cartório. O candidato deve entrar em contato com a secretaria do programa para confirmar o recebimento da inscrição por meio dos telefones (66) 3410-4041 e 3410-4121. 

O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita dissertativa, prevista para o dia 17 de novembro, e arguição do candidato sobre o currículo e projeto de pesquisa, no dia 26 de novembro. O resultado final deve ser divulgado no dia 1º de dezembro. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula no período de 2 de fevereiro a 16 de março de 2015. O início das aulas está previsto para o dia 23 de março de 2015. 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3410-4041 e 3410-4121.

Autor: G1