Livro – Guarapiranga 100 anos

O livro “Guarapiranga 100 anos” mostra como a represa foi criada e, aos poucos, foi sendo ocupada pela cidade, primeiramente de forma harmônica, e mais recentemente de maneira agressiva. Segundo Ricardo Araújo, o resgate desta história ganha ainda mais importância neste momento de crise hídrica e traz lições que devem ser sempre lembradas. “O Futuro da represa do Guarapiranga depende de um esforço coletivo de governo e população. E o sucesso desse esforço terá repercussão direta no futuro da cidade de São Paulo e na qualidade de vida dos moradores”, aponta o autor.

Ele ressalta ainda que o livro traz histórias curiosas e muitas fotos que foram obtidas de acervos familiares e que só agora chegam ao público. “O livro também é importante porque o setor de saneamento é pobre em bibliografia e a preservação dessa história é fundamental.

Ajuda a conscientizar a todos sobre o que foi feito de certo e de errado nestes anos todos e é uma oportunidade para a população conhecer uma pouco mais da beleza teimosa da represa”, comenta Ricardo Araújo.

Autor: Instituto de Engenharia