Livro – Toxicologia in silico: fundamentos e aplicações

Toxicologia In Silico: Fundamentos e aplicações é o primeiro livro em língua portuguesa sobre o assunto, publicado pelo prof. Carlos E. Matos.

A Toxicologia In Silico representa um avanço da Toxicologia Preditiva e consiste na aplicação de tecnologias computacionais para identificação do potencial de toxicidade, a partir das características físico-químicas e estruturais das substâncias químicas, visando a racionalização da experimentação animal, a custo-efetividade em triagens, a melhoria a compreensão dos mecanismos de ação tóxica e a construção de evidências de toxicidade junto aos modelos biológicos tradicionais e alternativos.

Diversos modelos in silico são úteis para avaliação de novas moléculas, princípios ativos, contaminantes ambientais, produtos de biotransformação, produtos de degradação e impurezas em diversos contextos.

A aplicação de modelos in silico tem sido realizada e proposta em diversos países e diferentes contextos. No Canadá, foram utilizados modelos in silico para a avaliação e categorização do inventário local testes no programa nacional de segurança química. 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES.

Autor: InterTox