Livro – Metais não ferrosos e suas ligas – microestrutura, propriedades e aplicações

Descreve os fundamentos dos metais e ligas, sua microestrutura, informações sobre propriedades e aplicações que possam contribuir para a especificação adequada e finalidades.

As ligas de metais não ferrosos – aquelas com menos de 50% de ferro na composição – possibilitam aplicações especiais e produtos industriais de altíssimo valor agregado, como turbinas e implantes ortopédicos de alta resistência. O conhecimento sobre os fundamentos dessas ligas metálicas no Brasil, por sua vez, só contava com o suporte didático em língua portuguesa de publicações esgotadas e com mais de 20 anos. Para suprir essa lacuna, o pesquisador Cássio Barbosa, tecnologista da área de Ensaios em Materiais e Produtos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), elaborou durante seis anos o livro Metais não Ferrosos e suas Ligas – Microestrutura, Propriedades e Aplicações.

Mestre e doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Cássio Barbosa acumula mais de 25 anos de experiência profissional e de pesquisa no tema, que incluem atuação nas indústrias Valesul Alumínio e Ficap/Marvin, nas áreas de fundição de ligas de alumínio e de fundição, laminação, extrusão e trefilação de cobre e suas ligas. Desde 2002 é tecnologista do INT, onde realiza pesquisas e desenvolvimento tecnológico envolvendo metalurgia física e mecânica de metais ferrosos e não ferrosos submetidos a diferentes processos de fabricação, tratamentos térmicos e termomecânicos, análise microestrutural e ensaios mecânicos.

A publicação do livro surgiu a partir da dificuldade que Cássio Barbosa sentia para indicar referências bibliográficas para seus alunos. “A experiência de escrever sobre os metais não-ferrosos e suas ligas amadureceu a partir de artigos que passei a escrever para o site especializado em metalurgia, Infomet, sendo seu editor um grande incentivador da publicação”, relata o engenheiro.

O sentido de difundir esses conhecimentos se amplia diante do pouco desenvolvimento industrial que o Brasil ainda possui para a produção desses materiais. O país exporta muitos minerais de metais não ferrosos – como alumínio, cobre, níquel, nióbio e titânio – e os adquire de volta na forma de ligas metálicas extremamente valorizadas. “A produção brasileira ainda se restringe a ligas mais simples, de metalurgia básica, ou, simplesmente, a exportar suas matérias-primas”, explica o autor.

Fonte: site Instituto Nacional de Tecnologia

Autor: e-papers