V Edição do Seminário Caminhos da Engenharia Brasileira – Modos motorizados de transporte coletivo

A humanidade sempre se preocupou com o deslocamento de bens e pessoas. Desde as inovações introduzidas pelas primeiras estradas e pontes até pelos meios de transporte terrestres aquáticos ou aéreos dos tempos atuais, a evolução foi constante e resultado de inovações implantadas pelo homem. 

As necessidades do homem mudam com passar do tempo. Assim, a forma e o dimensionamento dos meios de transporte precisam se adequar ao crescimento das nossas civilizações. Os meios de transporte adequados dependem de planejamento e recursos financeiros, que raramente andam juntos. Isso vem ocorrendo em cidades brasileiras, onde é inegável o tormento do ir e vir de milhões de pessoas. Mas, algo está em transformação. Um novo horizonte está surgindo, muita coisa está sendo implantada e precisa ser conhecida, debatida e usada como exemplo. Estão em desenvolvimento, tanto pela Prefeitura da Cidade de São Paulo como pelo Governo do Estado de São Paulo, extensos programas na dimensão das necessidades, contemplando projetos e decisões que aumentarão a capacidade de mobilidade das massas humanas com rapidez, conforto e segurança. 

O momento é rico em novos projetos e tecnologias que poderão mudar a forma de pensar mobilidade em nossas cidades. Constituem a vanguarda dos desafios urbanos em termos globais, mostrando uma diversidade de soluções operacionais, de gestão e de tecnologias de transporte.
O Instituto de Engenharia e Associação Nacional de Transportes Públicos trazem ao conhecimento e debate da comunidade técnica as principais ações que estão em andamento e poderão mudar a qualidade de vida em nossas cidades.

Autor: Ivan Whately, coordenador do evento