José Roberto Cardoso recebe o título de Engenheiro do Ano

Em comemoração ao Dia do Engenheiro – 11 de dezembro–, o Instituto de Engenharia entregou a José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o título Eminente Engenheiro do Ano de 2013, concedido pela instituição desde 1963 ao profissional de destacada contribuição ao desenvolvimento da Engenharia. 

Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, iniciou a cerimônia falando da escolha do título. “Neste ano, foi indicado o Eminente Engenheiro e Professor José Roberto Cardoso pela sua longa e muito objetiva carreira na formação de engenheiros de alta qualidade. E é exatamente esse ponto que nos levou a premiá-lo.” 

O presidente demonstrou a sua preocupação com a qualidade do ensino no Brasil e destacou a importância dos engenheiros no desenvolvimento do País. “Podemos afirmar que há uma correlação entre a presença de engenheiros em postos dirigentes e o progresso do País.” 

A saudação, feita por José Luiz Pereira Dias, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, lembrou a época de estudante, o início da carreira, a família, a escolha pela docência e pesquisa, a coragem de se mudar, com a família, para França para estudar, a criação do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado na Poli-USP. Entre os exemplos da contribuição do professor Cardoso, ele citou o coração artificial em desenvolvimento no Instituto Dante Pazzanese. “Estamos homenageando o engenheiro, o pesquisador, o professor e o gestor, mas estamos reconhecendo a figura humana.”
Dias também mencionou a dedicatória do professor em seu último livro, em que diz “esse livro é dedicado a todos que foram meus alunos, eu aprendi muito com eles”, e completou “e nós continuamos aprendendo com você”. 

José Roberto Cardoso falou da questão educacional, disse que 50% dos alunos que ingressam na faculdade não terminam o curso de engenharia e que o principal problema é a deficiência do ensino médio. Ele destacou também que, diferentemente de sua época de estudante, em que a única fonte de conhecimento era o professor, atualmente os alunos possuem diversas fontes de busca de informações, como a internet. 

Ele mencionou que o engenheiro deve ser criativo, artístico, generalista, e não especialista, e, principalmente ser bom comunicador. “Fazer engenharia com arte é difícil, mas é assim que tem de ser.” Para finalizar, agradeceu o título por ser uma homenagem de seus colegas de profissão. “Vocês não imaginam como isso é importante, é algo que de fato me honra muito.” 

Na ocasião, foi entregue também a premiação das Divisões Técnicas de 2013.

Autor: Instituto de Engenharia