NA MÍDIA – Obra do Itaquerão será retomada na segunda

“As atividades estarão concentradas no prédio oeste, norte e sul, arquibancadas e gramado (…). Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. A empresa atua conforme os procedimentos padrões de segurança. Desde o início da construção da arena foram acumuladas mais de 9,5 milhões de horas homens trabalhadas sem acidentes graves”, diz o texto.

Também nesta sexta-feira, o delegado titular do 65º DP de Artur Alvim, Luiz Antônio da Cruz, responsável pelo inquérito no caso do acidente, recolheu depoimentos de envolvidos no fato. Peça importante na investigação, o operador de guindaste ia ser ouvido nesta sexta, mas, como ainda se recupera psicologicamente sobre o ocorrido, não foi depor.

“Dos cinco depoimentos que tive, o mais importante é do engenheiro responsável pela colocação da placa. Aquela máquina já tinha sido utilizada, mas eles (Odebrecht, empresa responsável pela obra) não têm noção do que aconteceu. A peça ruiu e atingiu dois operários”, disse em entrevista à Globo News.

Os outros depoentes devem ser escutados apenas na semana que vem. Bombeiros e membros da Defesa Civil que estiveram no local estão na lista de personagens que ainda vão dar a sua versão do acidente.

O advogado David Rechulsky, que defende a Odebrecht, colocou a corporação à disposição para o processo de investigação em visita à delegacia nesta sexta-feira.

O guindaste de modelo LR 11350 caiu no momento em que levantava uma peça de 420 toneladas, que seria colocada na cobertura do estádio. A queda provocou a morte de dois trabalhadores da obra: o motorista Fabio Luiz Pereira, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos.

Leia na íntegra o comunicado:

A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista informam que nesta sexta-feira, 29 de novembro, estiveram presentes no canteiro de obras o presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid, técnicos da Defesa Civil, e representantes da Liebherr, empresa fabricante do guindaste responsável pela instalação da cobertura.

As obras serão retomadas na segunda-feira, 02 de dezembro, com todo o efetivo de 1350 trabalhadores. As atividades estarão concentradas no prédio oeste, norte e sul, arquibancadas e gramado. A Odebrecht reforça que a estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. A empresa atua conforme os procedimentos padrões de segurança. Desde o início da construção da arena foram acumuladas mais de 9,5 milhões de horas homens trabalhadas sem acidentes graves.

Autor: cidadeverde.com