NA MÍDIA – Nova peça será erguida por dois guindastes

A Odebrecht, empreiteira responsável pela construção da Arena Corinthians, terá de usar dois guindastes de menor capacidade que o LR11350 (modelo envolvido no acidente da última quarta-feira) para erguer a nova peça da cobertura do estádio. A informação foi dada por Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, ao repórter Vinícius Mendes da Rádio Bandeirantes.

Os nove guindastes que estão sendo usados nas obras da Arena Corinthians estão interditados desde a última quinta-feira, por decisão da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo.

Segundo Camil, só existe na América Latina, mais um guindaste do mesmo modelo que era utilizado nas obras do Itaquerão, por isso a Odebrecht acredita ser mais viável utilizar dois guindastes. Os equipamentos trabalharão juntos para erguer a nova peça da cobertura do estádio, que ainda será produzida.

Perguntado sobre a possibilidade de o desnivelamento do solo ter sido uma das causas da queda, Camil disse que o guindaste é preparado para aguentar certos desequilíbrios.

“A máquina tem um suporte, que aguenta alguns desequilíbrios. Ela travaria se houvesse o desnivelamento, mas não travou. O que posso dizer é que não vi nenhum problema aparente, mas preciso aguardar os laudos técnicos para ter certeza. Há várias possibilidades, como o caso do desnível de solo ou até mesmo de um vento forte”, disse.

Questionado se houve falha do operador, Eid explicou que vai aguardar a inspeção de dois técnicos da empresa responsável pelo guindaste, que estão vindo da Alemanha.

“O operador precisa ser especializado. Estes que trabalham aqui são altamente treinados. Mas também não podem fazer movimentos que o aparelho não permita. Por isso, quero ver com o pessoal da Alemanha, para ver o que ocorreu no equipamento”, concluiu.

Entenda o caso

Um guindaste erguia uma peça de 500 toneladas quando desabou, nesta quarta-feira, nas obras da Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo. O equipamento destruiu o painel de led que fica na lateral do estádio e parte da arquibancada e da cobertura da arena.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente, a princípio, deixou dois mortos e uma pessoa gravemente ferida. Era hora de almoço no momento do acidente.

De acordo com a Polícia Militar, uma instabilidade no solo pode ter causado a queda do guindaste. O equipamento tem capacidade para 1,5 mil toneladas e é o segundo maior da América Latina.

A Arena Corinthians será o estádio da abertura da Copa do Mundo de 2014. A expectativa do clube e da construtora Odebrecht era inaugurar a arena em dezembro deste ano.

Autor: Band.com.br