Presidente do Instituto fala sobre Engenharia e Desenvolvimento

Nesta quarta-feira, 4, o presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid, proferiu a palestra Engenharia e Desenvolvimento durante a XXV Semana de Engenharia e Tecnologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cujo tema deste ano foi o Profissional e as Novas Tecnologias.

Ex- aluno da Escola de Engenharia do Mackenzie, turma de 1960, Camil discorreu sobre obras importantes da sua carreira, como a construção das primeiras guias da Marginal Tietê e das Avenidas 23 de Maio e Sumaré, em São Paulo, além de trabalhos internacionais como a construção da estrada Safwa Al Jubail, na Arábia Saudita, sempre destacando o forte alicerce da formação que recebeu na universidade, primordial para o seu desempenho profissional. “Pude desenvolver muito bem a minha função na Engenharia em face da formação que tive nesta escola”, frisou.

Camil mencionou a fase de estagnação da Engenharia no Brasil e alertou para a atual retomada, assim como sobre a importância de os alunos estarem atentos às oportunidades de desenvolvimento de estudos e novas tecnologias que serão primordiais para diversas áreas da Engenharia. “Desde as atividades essenciais como saneamento, abastecimento, agricultura, comunicações até a conquista do espaço, lá estão os engenheiros, inovando, construindo, desenvolvendo materiais, processos e atuando em novas e desconhecidas áreas”. Entre as novas áreas, ele destacou as terras raras e os aços de alta resistência.

Mack 60: três vezes no Instituto

Durante o evento, o vice-reitor Prof. Dr. Marcel Mendes apresentou três gerações de presidentes do Instituto de Engenharia, que foram da turma de 1960 da Escola de Engenharia do Mackenzie: Camil Eid, atual presidente da Casa, Edemar de Souza Amorim (2007-2008) e Alfredo Mário Savelli (1993-1994 / 1995-1996).

Camil expôs aos alunos a importância de fazer e preservar as amizades na universidade, tanto entre alunos como com professores. Ele lembrou que, há dez anos, a turma do Mack 60 se reúne todas às terças-feiras no Instituto de Engenharia para um almoço. “Esses encontros servem para cultivar a amizade, o companheirismo e a troca de experiências.”
A origem do Instituto de Engenharia, alguns anos depois à fundação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, assim como sua participação em importantes eventos da engenharia nacional, foi um dos temas da explanação de Alfredo Savelli que, em 2014, completa 50 anos de magistério no Mackenzie.

Edemar Amorim fechou os discursos citando a falta de engenheiros capacitados para atender planos como o PAC, do governo federal, que está com obras paradas.

Ao final do evento, Camil Eid recebeu uma homenagem por ter participado da XXV Semana de Engenharia.

Autor: Isabel Dianin