Construção de um dos primeiros edifícios pré-fabricados com estruturas modulares em Nova York

Os arquitetos do estúdio Gluck +, antiga Peter Gluck and Partners, assinaram o projeto de um dos primeiros edifícios pré-fabricados em aço e concreto de Nova York. O Stack, como foi nomeado o complexo, terá sete andares com 28 apartamentos e é localizado em Manhattan.

A construção modular demorará, segundo os engenheiros responsáveis, apenas dez meses para ser concluída, seis meses a menos do que se o empreendimento fosse construído nos métodos tradicionais. No edifício, apenas as fundações e o primeiro pavimento foram executados com concreto moldado in loco. O resto do edifício, pré-fabricado, será levantado, segundo a construtora, em apenas quatro semanas.

Ao todo, são 56 blocos de 45 metros de comprimento que formam o edifício. As peças foram fabricadas na Pensilvânia, com todas as características e divisórias já configuradas.

Além do tempo de obra ser mais curto, o método foi escolhido por gerar menos barulho do que as obras convencionais, o que é importante quando se trata de uma cidade como Nova York. A redução do custo com mão de obra também foi importante na decisão.

Jeffrey Brown, um dos arquitetos do estúdio, disse que “este projeto é um exemplo da oportunidade de gerar um desenho atrativo. Como construtores e desenvolvedores, estamos intrigados com esta metodologia e sua aplicação em um grande número de novos projetos”.

Por enquanto, os blocos estão envoltos com capas de proteção, mascarando sua fachada. Os primeiros habitantes do edifício já se mudarão em outubro deste ano.

Autor: Téchne