Uma janela mágica bloqueia o barulho da rua mas deixa o vento passar

Durante um verão quente na cidade, você tem duas opções: deixa a janela aberta para permitir a entrada de uma brisa refrescante, ou então mantém ela fechada para não entrar todo o barulho das ruas. É uma decisão complicada para qualquer pessoa que vive em centros urbanos, mas, em breve, você poderá ter a brisa e o silêncio. Pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de janela que impede a entrada do som ao mesmo tempo que permite a passagem do ar. 

Desenvolvida por Seong-Hyun Lee do Instituto de Máquinas e Materiais e por Sang-Hoon Kima da Universidade Marítima Nacional Mokpo, os mínimos detalhes de como a janela funciona podem ser encontrados aqui (em inglês). Mas em termos leigos, as janelas são feitas de duas placas de acrílico transparante posicionados a 40mm de distância entre si, e funcionam como uma câmara de ressonância, diminuindo a energia das ondas sonoras que passam. Para aumentar a eficiência da janela, ela é perfurada com buracos de 50 milímetros, que permitem a entrada de mais som para ser obstruído sem prejudicar a passagem do vento. 

A ciência exata de como a janela funciona é bem mais elaborada do que isso e pode ser lida aqui se você tiver um tempo livre, mas em testes foi detectado que ela reduz sons a níveis entre 20 e 30 decibéis – o suficiente para transformar um engarrafamento em um barulho quase imperceptível que ainda ajuda a pegar no sono – em várias faixas de frequência, dependendo do tamanho das perfurações. 

Então além de resfriar e isolar acusticamente uma casa, na teoria, os materiais também podem ser usados até para criar ventiladores silenciosos ou outros aparelhos semelhantes.

Autor: GizModo

COMPARTILHAR