Indio da Costa apresenta projeto de revitalização da Marina da Glória, no Rio de Janeiro

Em evento realizado na última quarta-feira (24) na sede do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o arquiteto Indio da Costa apresentou as primeiras imagens do projeto de revitalização da Marina da Glória. O trabalho, orçado em R$ 200 milhões, visa resgatar e preservar ao máximo o projeto original, do arquiteto Affonso Eduardo Reidy.

A revitalização da Marina da Glória prevê a construção de um centro de convenções para até 700 pessoas, criando uma nova infraestrutura para a cidade, ideal para eventos culturais e exposições.

O projeto promove a interação do local com o parque do Flamengo, proporcionando a população acesso à um equipamento público aberto. As lojas e centro de eventos terão enfoque náutico para minimizar o impacto visual e acústico, diferente do que acontece hoje em dia em grandes eventos realizados no local.

A nova Marina da Glória terá seus bosques de piqueniques revitalizados, ciclovias expandidas e acessos modernizados. Além disso, o número de vagas náuticas será ampliado de 330 para 450 e um novo cinturão de águas pluviais será construído, em parceria com a CEDAE, para solucionar o problema de lançamento de esgoto na enseada.

Indio da Costa informou que o projeto ainda não está fechado e que pode sofrer alterações que sejam necessárias. “O projeto não está acabado, está em formação. As ponderações podem ser facilmente incorporadas ao projeto”, disse o arquiteto. A previsão de conclusão das obras de revitalização é de 24 meses após a obtenção de todas as licenças necessárias.

Além de Indio da Costa e do presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, também participaram do evento o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Sydnei Menezes, e Marco Adnet, presidente da Rex, empresa responsável pelas obras da Marina e ligada ao grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Autor: PiniWeb