Parece coisa de filme, mas alguns dos mais impensáveis aparatos tecnológicos estarão disponíveis no mercado nos próximos anos. Então, dê uma olhada na lista que preparamos para você e, prepare-se, o futuro é agora!
1.Carro invisível: A Mercedes-Benz conseguiu uma proeza antes só imaginada nos filmes: construiu um carro invisível. O modelo F-Cell, que deve ser comercializado em 2014, é movido a hidrogênio e não emite poluentes, o que o deixa fácil de ser camuflado. Para promover a ideia, a montadora colocou o carro para circular nas ruas da Alemanha. Ele foi todo equipado com paineis de LED que transmitiam imagens de uma câmera fotográfica instalada em um dos lados do veículo, dando a impressão de invisibilidade. Você pode conferir essa façanha no vídeo abaixo:
O carro era equipado com paineis de LED e, em um de seus lados, tinha uma câmera fotográfica posicionada para transmitir no painel a imagem que estava atrás.
2. Elevador espacial: A empresa japonesa Obayashi Corp está envolvida na construção de um elevador espacial e já tem até previsão de lançamento: 2050. A máquina conseguiria transportar 30 pessoas por vez, com uma velocidade de 200 km por hora para uma altura de 36 mil km acima do nível do mar. Ou seja: cada viagem até o espaço irá durar sete dias. No topo, haverá uma estação para receber os passageiros.
3. Carro sem motorista: Se hoje em dia os carros já são equipados com GPS, sistema de auto-estacionamento e freios que se ativam sozinhos. é apenas uma questão de tempo até desenvolverem um carro inteligente, que dispensa o motorista. O Google já patenteou a tecnologia de inteligência artificial, que permite que os seres humanos controlem o carro sem estarem dentro dele. Testes com o veículo são realizados.
4. Assistentes robóticos: Como tantos filmes previam, um novo estudo do Instituto Tecnológico da Georgia acredita que a maioria das casas terá um robô nos próximos 10 anos. Eles poderão ajudar nas atividades domésticas mais diversas, como limpar a casa, recolher o lixo, organizar papéis e lembrar de compromissos. Cientistas de todo o mundo já estão estudando uma forma de fazer os robôs responderem a comandos humanos.
5. Carros voadores: Ele não é exatamente como imaginamos, mas consegue voar facilmente. Dotado de asas enormes e design aerodinâmico semelhante ao dos aviões, o carro voador foi desenvolvido pela empresa norte-americana Terrafugia. O projeto vem sendo trabalhado desde 2006 e, após muitos testes bem sucedidos, a empresa se prepara para lançar a novidade em abril, na feira New York Auto Show 2012.
6. Carne artificial: Na tentativa de proteger o Meio Ambiente, cientistas holandeses desenvolveram uma carne sintética comestível a partir de células tronco de vacas e porcos. O primeiro bife artificial, com sabor e textura parecidos com as naturais, deverá estar pronto ainda esse ano.
Carne de laboratório mantém o mesmo sabor e textura da natural // Crédito: Shutterstock
. Base de dados na Lua: Para explorar mais de perto e finalmente desmistificar o que há ‘do lado de lá’, a Nasa planeja construir uma base permanente na Lua. O local deverá ficar pronto em 2020 e vai servir como posto avançado de pesquisas e para teste de tecnologias necessárias para uma futura viagem à Marte.
8. Leitura da mente: De acordo com as previsões feitas pela IBM, logo o cérebro poderá ser lido pelos mais diversos dispositivos eletrônicos, como os smartphones, por exemplo. A tecnologia permitirá ao indivíduo usar sinapses elétricas para fazer coisas cotidianas – acender as luzes, por exemplo. A empresa disse que hoje já existem dispositivos que ajudam a entender o que o cérebro está “dizendo”. Um desses é o Emotiv Epoc, um equipamento que identifica os sinais elétricos do cérebro. Com diversos sensores, o dispositivo é colocado na cabeça e consegue identificar a atividade cerebral.
9. Eletricidade sem fio: Usar equipamento ligado na tomada para carregar seu celular será coisa do passado. Empresas de todo o mundo já estão trabalhando em dispositivos que permitem fazer o carregamento sem fio de aparelhos eletrônicos. Uma delas, a Powermat, divulgou que seus estudos consistem em indução magnética para transferir energia.
Os detalhes de funcionamento dessa nova tecnologia pode ser conferido abaixo:
10. Bicicleta sem fio: Pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, descobriram um jeito de aplicar a revolucionária tecnologia sem fio num dos mais eficientes meios de transporte já inventado pelo homem: a bicicleta. A proposta é a instalação de um sensor sem fio no veículo para ativar o freio assim que a borracha do guidão é apertada pelo ciclista, eliminando a necessidade de cabos e alavancas de freio e aumentando a precisão da frenagem. A partir dessa descoberta, os cientistas afirmam ser capazes de aplicar a tecnologia em outros sistemas de transporte, como carros e aviões.
Autor: Galileu