A rua mais verde dos Estados Unidos é pavimentada com cimento comedor de poluição

Carros produzem muita poluição, mas uma rodovia em Chicago, EUA, não dá passagem livre a ela. Este material especial usado no asfalto se alimenta, de fato, da sujeira deixada pelos carros.

O trecho de ~3,2 km da Estrada Cermak até a Avenida Blue Island que agora é chamado de “a rua mais verde dos Estados Unidos”, é pavimentado com cimento fotocatalítico. Esse cimento é coberto com pequenas partículas de dióxido de titânio que conseguem remover gases de óxido de nitrogênio do ar sobre ele. Ele também funciona como um filtro permeável quando chove, ajudando a diminuir um pouco a pressão do sistema de esgoto por vezes saturado de Chicago.

O local escolhido para testar essas coisas provavelmente fará bom uso da tecnologia; a Estrada Cermak é uma rota popular para caminhoneiros e se estende por uma área quase toda industrial, passando por uma planta de energia a carvão desativada. Não é o tipo de vizinhança que você associa a ar fresco. No momento, isso é só um programa piloto, mas se o cimento fizer jus ao seu potencial, ele poderá servir como uma maneira bem boa e passiva de lidar com pelo menos um pouco da poluição causada pelas máquinas que passam por cima dele.

Autor: GizModo