Museu de Ciências da Unicamp abre novas exposições

O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou nesta terça-feira (09/10) duas novas atrações: a exposição permanente Pátio Clima Tempo e a mostra temporária Matemateca.

A primeira é composta por instrumentos que exploram conceitos relacionados às medições de fenômenos atmosféricos e as diferenças entre tempo e clima. A segunda conta com objetos interativos que ajudam a explicar os conceitos matemáticos que são aplicados no cotidiano das pessoas.

A cerimônia de inauguração, presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, contou com a participação de professores, estudantes e funcionários. O diretor do Museu, professor Marcelo Firer, destacou que a exposição Pátio Clima Tempo foi montada com o apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Localizada ao ar livre, a mostra é constituída por instrumentos como pluviômetro (registra a quantidade de chuva) e heliógrafo (mede o período e a intensidade da incidência solar), entre outros aparelhos.

O grande destaque é um globo que dispõe de uma tela de projeção esférica que mostra a Terra a partir de diferentes aspectos. Através de imagens reais geradas por satélites é possível visualizar, por exemplo, a passagem de um furacão por determinadas regiões do planeta ou o comportamento das ondas dos oceanos.

“O Pátio Clima Tempo dialoga muito diretamente com outra exposição permanente do Museu, a Praça Espaço-Tempo, que aborda conceitos relacionados com a passagem do tempo e de localização geográfica”, disse Firer ao portal da Unicamp.

Além das visitas agendadas, que ocorrem durante toda a semana, o Museu Exploratório também passará a receber, a partir desta semana, visitas espontâneas, sempre às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h.

“Nesses dias, qualquer pessoa pode visitar os nossos espaços e interagir com os instrumentos e objetos de nossas exposições”, disse Laura Leticia Ramos Rifo, diretora-associada do Museu.

A mostra Matemateca, concebida por professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), tem caráter itinerante e permanecerá instalada no Museu Exploratório até 15 de dezembro. São mais de 30 objetos que demonstram vários conceitos matemáticos, entre os quais o cone ascendente, o tabuleiro de Galton e poliedros.

Ao falar sobre a inauguração das duas exposições, o reitor Fernando Costa destacou que o Museu Exploratório de Ciências é um projeto estratégico para a Unicamp. Segundo ele, trata-se de uma unidade dedicada a divulgar a ciência, promovendo a aproximação desta com comunidade.

“Em um país em que o governo e a sociedade não dão a devida importância à ciência, esse trabalho se reveste de fundamental importância. Não por outra razão, o Museu tem servido de referência para outras universidades brasileiras”, disse.

As escolas interessadas em agendar uma visita às duas novas exposições podem fazer contato com o Setor Educativo do Museu pelo telefone (19) 3521-1810 ou pelo e-mail [email protected].

Mais informações: www.museudeciencias.com.br

Autor: Agência Fapesp