Um universo de tecnologia no mundo dos alimentos

No último dia 2 de outubro, o Instituto de Engenharia promoveu visita técnica ao Centro de Tecnologia e Inovação de Alimentos da Cargill, em Campinas. A visita fez parte da programação que, neste semestre, tem ainda na agenda visitas a empresas como Oxiteno – fábrica em Suzano – e Atlas Copco, em Barueri. 

Ao chegar à Cargill, o grupo assistiu a duas palestras: uma sobre sustentabilidade e, outra, sobre o amido. 

A visita ao Centro de Inovação -inaugurado recentemente e instalado em uma área de 20 mil m² com múltiplos laboratórios para atender clientes nas áreas de bebidas, panificação, confeitos, comidas de conveniência e derivados de leite- teve como objetivo mostrar a preocupação da empresa em desenvolver novos processos com foco na sustentabilidade e no suprimento e barateamento dos alimentos. 

Apenas uma fatia 

O Centro de Tecnologia e Inovação de Alimentos é apenas uma parte da grandiosidade da Cargill. Ela produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Com sede em Mineápolis, nos Estados Unidos, a empresa atua em 65 países, cinco continentes, em que se distribuem 139 mil funcionários. 

No Brasil desde 1965, atualmente está entre as maiores indústrias de alimentos e uma das 20 maiores empresas do País. É também uma das principais exportadoras de soja do Brasil e a maior processadora de cacau da América Latina. Sediada em São Paulo (SP), a operação brasileira possui unidades industriais, armazéns, escritórios e terminais portuários em cerca de 150 municípios, onde trabalham aproximadamente oito mil funcionários. 

Setores atendidos 

Agricultura – processo e distribuição de grãos, oleaginosas e outros commodities aos produtores de alimentícios e rações. Fornecimento a produtores agropecuários, produtos e serviços para a fazenda. 

Alimentos – fabricantes de alimentos e bebidas, empresas de serviços alimentícios e varejistas para fornecimento de ingredientes de alta qualidade, produtos de carne bovina e aves. 

Industrial – produtos de sal, amidos e aço. Desenvolvimento e comercialização de produtos sustentáveis feitos de matérias-primas agrícolas.

Fonte: site Cargill

Autor: Insituto de Engenharia