Início Notícias Projeto mostra rios que correm debaixo da cidade de São Paulo

Projeto mostra rios que correm debaixo da cidade de São Paulo

São Paulo anda sobre as águas. Há uma malha hidrográfica sob o asfalto da cidade, e é por isso que “basta uma chuva forte para que centenas de córregos e riachos voltem à superfície em forma de enxurrada”, afirma o geógrafo paulista Luiz de Campos Jr.

Há dois anos, ele e dois parceiros, o arquiteto José Bueno e a designer especializada em sustentabilidade Juliana Gatti, criaram o Rios e Ruas, projeto que organiza passeios a pé e de bicicleta pelas ruas da cidade para mostrar que rios, ribeirões, riachos e córregos ainda correm vivos debaixo do chão (acompanhe a programação em: facebook.com/rioseruas). “Não se anda 500 metros sem passar por uma nascente ou um afluente.”

Nos passeios, que levam em média 3 horas, os participantes descobrem que as enchentes na Praça da Bandeira, no centro, são na verdade o transbordamento da confluência do Itororó (atual av. 23 de Maio) com o Bixiga (que corre sob as ruas do bairro de mesmo nome) e o Saracura (av. 9 de Julho). Apenas 3 dos 300 cursos d’água soterrados em São Paulo. Juntos, eles somariam 4 mil quilômetros de extensão.

A cidade começou a esconder seus rios nos anos 30, com o plano de avenidas criado por Prestes Maia. Na época, o consenso era de que as águas eram prejudiciais à saúde, por causar mau cheiro, doenças e inundações. “Nossos rios já foram fontes importantes de renda, transporte e recreação”, lembra Campos Jr. Os emblemáticos rios Pinheiros e Tietê eram meios importantes de navegação e lazer, antes de serem poluídos e encerrados entre vias expressas.
É esse tempo que o projeto pretende lembrar, e, quem sabe, retomar. Afinal, essas águas continuam correndo por aí, sob nossos pés, à espera de serem descobertas.

Que rua é que rio
O endereço de alguns cursos d’água em SP:

* Av. 9 de Julho: rios Saracura e Iguatemi
* Av. Sumaré: rio Sumaré
* Av. Pacaembu: rio Pacaembu
* Av. Juscelino Kubitschek: córrego Sapateiro
* Av. Bandeirantes: córrego da Traição
* Av. Hélio Pellegrino: córrego Uberaba

Autor: Galileu

X
X
X
X
X