SP: 500 faixas terão paineis luminosos

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai pagar R$ 4 milhões na instalação dos 500 paineis luminosos para sinalizar faixas de pedestre que ficam no meio de quarteirões. Segundo contrato publicado ontem no “Diário Oficial”, cada equipamento terá um custo de R$ 8.300. 

Os paineis começaram a ser instalados no início deste mês pela empresa Jardiplan e a colocação deve ser concluída até fevereiro.

O objetivo da CET é alertar os motoristas de que naquele local existe uma faixa de pedestre. A iniciativa faz parte da campanha para reduzir os atropelamentos na cidade.

A placa, que contém a imagem de um homem atravessando uma faixa, com o fundo azul, possui lâmpadas de LED na sua base para que seja visível no período noturno. Dessa forma, os pedestres ficam mais visíveis para os motoristas durante a noite. Esse tipo de sinalização já é utilizada em países como Estados Unidos e Alemanha.

A CET já vinha testando este luminoso na cidade. Em dezembro do ano passado, um painel foi colocado na rua Boa Vista para avaliação. A companhia também promete dobrar até o fim do ano os 27 paineis que orientam os motoristas sobre condições do trânsito (lentidão) e rotas alternativas.

Autor: Band.com.br