Próxima parada… Ceres

Na semana passada a nave espacial Dawn terminou sua longa jornada em direção ao asteroide Vesta, tornando-se assim o primeiro engenho a visitar esta remota região do espaço sideral, localizada entre Marte e Jupiter, o principal cinturão de asteroides do Sistema Solar. 

Na exploração, vesta mostrou evidências de ter sido formada nos primórdios do Sistema Solar, junto com os planetas rochosos, como a Terra. A superfície deste asteroide mostra sinais de impactos muito violentos com objetos cósmicos posteriores que criaram as crateras e irregularidades. A baixa gravidade de Vesta permitiu a formação de gigantescas montanhas que alcançam o dobro das maiores montanhas terrestres, como o Monte Everest. É o caso desta montanha visível na parte inferior da foto O asteroide Vesta, com cerca de 500 quilômetros é NE, assim o segundo mais massivo dos corpos celestes deste cinturão de asteroides. 

Ao passar por este corpo celeste, a nave espacial Dawn acionou seus foguetes iônicos e iniciou a mudança de trajetória para, no ano de 2015, cruzar com a trajetória de Ceres – o maior destes asteroides. A curiosidade é grande, pois vista por telescópios terrestres, Ceres parece ser substancialmente diferente, indicando possível formação distinta de Vesta.

Autor: Apod