Exército americano inicia consultoria na construção de hidrovia do Rio São Francisco

O Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) iniciou o trabalho de consultoria no desenvolvimento da hidrovia do Rio São Francisco. O órgão foi contratado por 3,84 milhões de dólares pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

O USACE oferecerá assistência técnica ao longo do Rio São Francisco em tempo integral, com especialistas em hidráulica, geotécnica, dragagem e engenharia de construção com experiência em estabilização de margens de rio, controle de erosão, escavação em rocha e navegação.

A consulta técnica será realizada por três anos, como prevê o acordo. No total, 12 projetos de navegação aquaviária foram identificados e serão analisados durante este primeiro ano de trabalho. O campo de provas em Barra, na Bahia, e a aplicação dos tubos de geotêxtil na ilha de Sambaíba e em Curralinho foram os projetos que já passaram por avaliação até o momento.

A Codevasf usa o campo de provas como experiência piloto para a contenção de margens e melhoria da navegabilidade do São Francisco. Neste local estão sendo aplicados métodos de bioengenharia, com aproveitamento de vegetação nativa da região. O monitoramento do USACE também inclui investigação geológica, avaliação geotécnica, análise da qualidade da construção, análise hidrologia e outros estudos.

O USACE foi criado em 1882 para ajudar em enchentes, terremotos, furacões e outros desastres nos Estados Unidos, além de apoiar ações militares no Iraque e no Afeganistão. Nos EUA, o corpo de engenheiros é responsável pela navegação dos rios Mississipi e Ohio e de parte do controle marítimo interno do país.

Autor: PINIweb