Implantação de novo parque sustentável começa hoje em São Paulo

Começa hoje (24/2) a implantação do parque Tizo, reserva ecológica localizada entre os municípios de São Paulo, Cotia e Osasco. Em cerimônia oficial, de manhã, o governador Geraldo Alckmin assinou o documento que permite a contratação das obras. O investimento total está orçado em cerca de R$ 34 milhões.

A área, com 1,3 milhão de metros quadrados, abriga vegetação remanescente de mata atlântica. No lugar serão construídas passarelas suspensas, um mirante para observação da floresta, além de um anfiteatro ao ar livre e de um viveiro para produção de mudas.

“Vai ser um 'showroom' de práticas sustentáveis”, diz a arquiteta Ana Lúcia Burjato, gestora do parque. Para ensinar práticas ecológicas, serão montados um playground temático com brinquedos inspirados nos animais da região e um centro de educação ambiental voltado aos colégios que já levam seus alunos à área para fazer estudos.

De acordo com o projeto, haverá incentivo ao uso eficiente de energia e água e também de materiais certificados no que for construído, como nas estruturas de madeira dos decks.

A previsão é que as obras comecem em julho deste ano e terminem em abril de 2014.

Autor: Folha.com