Janelas fora do padrão evidenciam obra irregular em prédio que caiu

A abertura de janelas na lateral de um dos prédios que desabaram no Centro do Rio na noite desta quarta-feira alimenta a tese de que obras irregulares teriam provocado a tragédia que, até o momento, matou sete pessoas. Segundo leitores que fotografaram a região recentemente, as janelas – fora do padrão original da edificação – evidenciam que reformas foram feitas à margem dos órgãos fiscalizadores, como o Crea-RJ.

“A foto retrata o prédio recém desabado no Rio de Janeiro. Nele vemos parte da lateral do prédio e podemos notar diversas irregularidades, como janelas inexistentes no projeto original e várias outras transformações efetuadas ao arrepio da lei e sem que a prefeitura tomasse qualquer medida. Bem provável que alguma outra abertura lateral tenha contribuído para o desmoronamento”, relata o leitor Ney Limonge, engenheiro elétrico formado pela Uerj.

Em um recente passeio com a família pela Cinelândia, o internauta Geuvan Passos também notou as janelas fora do padrão em um dos prédios que desabou, atrás do Theatro Municipal.

“Essas janelas foram abertas indevidamente na lateral do imóvel”, afirma.

O Crea-RJ já reconheceu que obras eram tocadas no prédio Liberdade, de 20 andares, sem o conhecimento do conselho. Duas reformas estavam em curso no edifício, uma no terceiro e outra no nono andar.

O Clube de Engenharia criou uma comissão esta manhã, a fim de avaliar as possíveis causas da queda dos prédios. O clube já trabalha com a possibilidade de a tragédia tenha sido provocada por um problema estrutural do prédio de 20 andares, já que, segundo a entidade, 90% dos casos de queda de prédio têm origem na estrutura da construção.

Autor: O Globo