Início Notícias Pesquisadores desenvolvem circuito com sistema de autoconserto

Pesquisadores desenvolvem circuito com sistema de autoconserto

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Illinois tem uma boa notícia para aqueles que não costumam ter boa sorte com seus gadgets e vivem tendo que consertá-los ou trocá-los. Os pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de reabilitar a transmissão de dados e de eletricidade em aparelhos eletroeletrônicos quase que imediatamente.

A invenção consiste na adaptação de um acessório que costuma ser usado na recuperação de polímeros para ser utilizado em itens com tecnologia de ponta. O recurso é composto por microcápsulas preenchidas pelos metais gálio e índio em forma líquida, que ficam dispostos acima das áreas de transmissão de elétrons do circuito. O conteúdo metálico dessas cápsulas, por sua vez, é liberado sobre a região ao ocorrer algum tipo de dano, fazendo com o que o metal retome a condutividade de elétrons na seção com eficiência de 99% e mais rápido que um piscar de olhos.

Processo de reabilitação de transmissão de dados e de eletricidade por microcápsulas. (Foto: Divulgação)

Essa solução de tamanho diminuto além de trazer velocidade e especificidade ao reparo de circuitos de aparelhos eletroeletrônicos, ainda possui um mérito extra: dispensa o uso de sensores de diagnóstico, geralmente responsáveis por grande gasto de tempo e dinheiro neste processo.

Ainda sem previsão de quando essas pequenas maravilhas podem começar a ser comercializadas, os engenheiros de Illinois afirmam que pretendem utilizá-las primeiro em baterias, proporcionando longevidade e segurança a gadgets. Contudo, nada impede que em breve tenhamos recursos como este aplicados até mesmo em utensílios comuns do nosso dia a dia.

Autor: TechTudo

X
X
X
X
X