Kassab diz que ordem para fechar Center Norte continua mantida

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), afirmou nesta quinta-feira que continua mantida a determinação para o shopping Center Norte fechar as portas amanhã. Nesta semana, a prefeitura multou o centro de compras em R$ 2 milhões e ordenou o fechamento, caso o shopping –construído sobre um lixão– não resolva o problema da concentração de metano no subsolo.

Para a prefeitura, a decisão só será revertida se a Cetesb (órgão ambiental paulista) atestar que não há riscos. Ontem, no entanto, técnicos responsáveis pelos laudos que balizaram o ultimato da prefeitura disseram que não há tempo hábil para controlar totalmente o risco de explosões no local até amanhã.

Medidas judiciais também podem impedir o fechamento do Center Norte. Nesta semana, o centro de compras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tomaria as medidas legais.

Ontem, representantes do shopping e do Ministério Público assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado. Pelo acordo, o shopping se compromete a instalar oito novos drenos de gás em suas dependências num prazo de 20 dias.

RISCO

O Center Norte foi construído sobre um antigo lixão, onde há atualmente altas concentrações do gás metano, que é inflamável –para a Cetesb, há risco de explosões.

O estabelecimento, que tem 331 lojas e estacionamento com capacidade para 7.000 vagas, afirma em seu site ser “o shopping de São Paulo que apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade”.

Cerca de 100 mil pessoas passam diariamente pelo local.

Autor: Folha.com