Instituto Biológico tem o primeiro Jardim Zoológico de Insetos no Brasil

A exposição Planeta Inseto, sediada no Museu do Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, torna-se o primeiro Jardim Zoológico do gênero no Brasil, com registro nas esferas federal e estadual. A classificação do Planeta Inseto na categoria Jardim Zoológico foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pelo Centro da Fauna Silvestre da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 

O objetivo deste Jardim Zoológico é justamente explorar a biodiversidade desse grupo de animais, através de atividades que instigam a curiosidade. O público vai perceber a importância desses organismos presentes em quase todos os ecossistemas da Terra, e que é considerado o maior grupo presente no planeta. Ali, será possível ver de perto o que muitos conhecem apenas por relatos: abelhas produzindo mel, lagartas produzindo o fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico, insetos gigantes e aqueles que imitam a natureza para se defender de predadores, além de várias outras espécies de importância agrícola e urbana. 

O projeto alicerça-se em duas vertentes: visitação permanente ao Museu do Instituto Biológico e versão itinerante, realizada de acordo com a demanda. 

O Planeta Inseto já atendeu 61.083 pessoas, entre alunos de escolas públicas e particulares e público espontâneo. Entre dezembro de 2010 e agosto de 2011, a exposição permanente do Museu do Instituto Biológico recebeu 17.005 visitantes, entre alunos (3.971) e público espontâneo (13.318). Já o Planeta Inseto Itinerante contabilizou 44.078 visitantes, entre outubro de 2009 e junho de 2011. Destaca-se a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e com o Catavento Cultural e Educacional. 

Mais informações sobre o Planeta Inseto podem ser encontradas no site http://www.biologico.sp.gov.br/museu.php.
Antonio Batista Filho – [email protected]; – (11) 5579.4234
Museu do Instituto Biológico – Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2613-9500/ 9400
E-mail: [email protected]

Autor: Assessoria de imprensa