Lançamento do livro: Análise Estatística de Dados Geológicos Multivariados

Em Análise Estatística de Dados Geológicos Multivariados, Paulo M. Landim apresenta uma introdução aos métodos estatísticos multidimensionais aplicados na análise de dados geológicos.
Escrito a partir de sua vasta experiência como professor, a obra tem uma linguagem simples, sem complexas abordagens matemáticas – presumindo-se um conhecimento básico de estatística descritiva e conceitos simples de álgebra matricial –, sendo um agregador importante principalmente para acadêmicos e iniciantes na área. 

A análise de dados geológicos é, sem dúvida, algo muito complexo e grandioso. Isto porque, além da Natureza, com seus diversos fatores que interferem nos fenômenos geológicos, o avanço e a disponibilidade de ferramentas tecnológicas trazem um numeroso banco de informações que, se não forem corretamente descritas, interpretadas e estimadas, podem comprometer todo um trabalho.
Os métodos multivariados se fazem necessários neste aspecto, pois uma de suas principais funções é a redução da dimensão dos dados ao apresentar resultados. É imprescindível o pesquisador lembrar que os dados obtidos por via quantitativa devem ter uma explicação lógica e coerente no contexto das Geociências, especialmente na área mineral, que necessita também ter aplicação econômica.

Indicado a pesquisadores em Geologia, acadêmicos, especialistas, profissionais do setor e interessados no assunto. 

PARA MAIS INFORMAÇÕES E COMPRA DO LIVRO, CLIQUE AQUI

AUTOR
Paulo M. Barbosa Landim – Graduou-se em Geologia na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez seu doutorado. Com pós-doutorado na University of California e na Northwestern University, tornou-se Professor Livre-docente em 1970 e Professor Titular de 1978 até 1998 da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Rio Claro). Na Unesp, foi diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Vice-Reitor, e Reitor de 1989 a 1993. Insatisfeito com a aposentadoria ocorrida em 1998, permanece dando aulas e orientando seus alunos de graduação e pós-graduação como Professor Voluntário da Unesp. Por tudo isso e por uma sólida produção voltada especialmente à estratigrafia e à quantificação em geologia, recebeu o título de Professor Emérito da Unesp.

Autor: Oficina de Textos