Minascon/Construir Minas 2011 promove série de eventos técnicos

Profissionais da construção civil de todas as áreas terão a oportunidade de participar de um amplo painel de debates entre os dias 7 e 10 de setembro, durante a Minascon/Construir Minas 2011, realizada em Belo Horizonte, no Expominas. Dividido entre programação técnica, que tem como tema ‘Desenvolvimento e Sustentabilidade, e exposição de produtos e tecnologias, o evento reúne especialistas dos mais diversos segmentos da Construção Civil para a discussão dos temas mais atuais e relevantes do setor. A programação de palestras e encontros foi elaborada pela Câmera da Indústria da Construção da FIEMG, organizadora do encontro, realizado em parceria com a Tambasa Atacadistas e o grupo Fagga | GL Events.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Eficiência e sustentabilidade no ambiente construído
Um dos destaques da programação será a 2ª Semana Internacional de Arquitetura & Construção Sustentável, que proporá uma ampla discussão sobre o compromisso com o desempenho, eficiência e sustentabilidade no ambiente construído. Com a presença de profissionais da Escócia, Alemanha e Espanha, a Semana é promovida pela Escola de Arquitetura da UFMG, PUC Rio e Sindicato da Indústria da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Para estudantes
Direcionados a estudantes das áreas de engenharia e arquitetura, matriculados em cursos técnicos, de graduação ou pós, os concursos Mãos à Obra e A Ponte também integram a programação do Minascon. No primeiro, serão premiados estudantes que desenvolvam trabalhos voltados para Projetos de Gestão para o desenvolvimento e execução da sustentabilidade; de Inovação e tecnologia para agregar valor à cadeia produtiva; de Sustentabilidade no setor da construção civil (sistemas prediais, industriais e construção civil pesada, como exemplo estudos de ciclo de vida útil); e de Sistemas Construtivos Industrializados. Já no A Ponte, o objetivo é a construção de um protótipo do tabuleiro de uma ponte – executado com palitos de picolé (de madeira), ligados com cola – que deverá resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural.

Inovação
Marcado para o dia 7 de setembro, o Fórum de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade tem entrada franca e contará com palestra de Eduardo Cabaleiro, coordenador do curso de Arquitetura da UFMG. O Fórum também abrirá espaço para o anúncio do vencedor do concurso Mãos à Obra. No dia 8, quinta-feira, a Feira recebe o 11º Congresso de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente da Construção, realizado pelo Sinduscon.

Situações de incêndio
Outro destaque da Minascon/Construir Minas 2011 é o Encontro Técnico da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), que colocará em discussão, no dia 9, projetos de estruturas de concreto em situação de incêndio, com palestra de Valdir Pignatta e Silva, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Copa do Mundo
A questão da infraestrutura urbana para a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também terá lugar na programação da Minascon/Construir Minas. No congresso Soluções para as Cidades, no dia 9, se reunirão especialistas de todo o Brasil para discussão de assuntos como mobilidade urbana e soluções construtivas. A palestra de encerramento do congresso, sobre Planejamento Urbano e Sustentabilidade, será ministrada por Sérgio Abranches, diretor do site Ecopolítica e comentarista da rádio CBN.

As soluções e políticas para a Habitação nos grandes centros serão temas do Fórum HIS – Sistema de Habitação de Interesse Social no Brasil, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/ MG, no dia 8.

Para Teodomiro Diniz Camargos, vice-presidente da FIEMG e coordenador do Minascon, o que difere o evento de tantos outros do gênero é que ele coloca em debate as questões fundamentais de ordens política, econômica e estrutural que impactam diretamente no setor. “É um raro momento em que os agentes da Construção se encontram para discutir, trocar experiências e se informarem sobre os mais diversos assuntos”, explica. Teodomiro lembra também da importância da aproximação da Universidade com o setor produtivo, através da 2ª Semana Internacional de Arquitetura & Construção Sustentável, promovida pela UFMG e PUC Rio.

Sobre a Feira
A edição 2011 da Construir Minas será realizada entre os dias 7 e 10 de setembro, no Expominas, firmando-se como o principal evento do segmento no estado. Participarão empresas nacionais e internacionais representando toda a cadeia produtiva da Construção Civil. A organização prevê um público de aproximadamente 30 mil visitantes e um volume de negócios na ordem de R$ 90 milhões.

Como resultado da união de esforços entre FIEMG, Tambasa Atacadistas e Fagga | GL Events, a Feira, em sua edição de 2010, contou com 250 marcas expositoras, nacionais e internacionais; gerou negócios acima de R$ 80 milhões e atraiu cerca de 30 mil visitantes para os seus 20 mil m² de feira. 

MINASCON/CONSTRUIR MINAS 2011
Data: 7 a 10 de Setembro
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6030, Gameleira
Horário de visitação da feira
Dias 7 e 9: 14h às 22h
Dia 8: 12h às 22h
Dia 10: 13h às 21h
Entrada franca: Credenciamento na portaria do evento 

Informações:www.fiemg.com.br/minascon, www.feiraconstruir.com.br/mg ou (31) 3223-4500 ou 3263-4571 

CLIQUE ABAIXO E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.

arqnot5734.pdf

Autor: Assessoria de imprensa

COMPARTILHAR