Este super treminhão de 192 rodas é um transportador de descartes nucleares

Se você é o dono de uma usina nuclear que precisa transportar geradores de vapor levemente radioativos através do país, só há uma solução: um treminhão de 192 rodas e 121 metros de comprimento que roda, no máximo, a 25 km/h. E essa é só a parte da frente.

Este gerador de vapor é um dos quatro geradores usados na Estação Geradora Nuclear de San Onofre, no sul da Califórnia, que serão trocados por modelos novos. Como eles têm níveis de radiação semelhantes à marmita do Homer Simpson, eles precisam ser transportados até um descarte nuclear em Utah, uma viagem de 1338 km feita em cerca de 21 dias. E como cada gerador pesa 380 toneladas, caminhões comuns não conseguem transportar a carga. 

A fabricante do caminhão, Perkins Specialized Transport, levou quase dois anos para construir o gigante de 48 eixos. Embora a Patrulha Rodoviária da Califórnia vá escoltar a carreta por toda a viagem, a data de partida ainda é um segredo, como se fosse simples esconder um treminhão do tamanho de um navio cargueiro atrás de uns sedãs prateados.

Quanto à preocupação dos transeuntes, a Southern California Edison diz que, próximo da carga, a radiação é a mesma de um raio X odontológico. Lembre-se disso quando assistir à notícia do primeiro ataque zumbi em Utah.

Autor: Jalopnik