Rhodia anuncia investimento na fábrica brasileira de plásticos de engenharia

Empresa vai investir R$ 5,3 milhões em 2011 na ampliação de produção de plásticos em São Bernardo do Campo (SP), novidades apresentadas na Brasilplast atendem aos mercados automotivo, eletroeletrônico e bens industriais de consumo, os destaques são Technyl® A205F, nova tecnologia desenvolvida no Brasil que ajudará os clientes a obter maior economia de energia; uma nova gama de Technyl® livre de halogênio, para a indústria fotovoltaica; Evolite by Technyl®, nova gama de compósitos de alta performance que abrirá um mundo de inovações para projetistas e usuários.

São Paulo, Brasil – A Rhodia Plásticos de Engenharia vai investir R$ 5,3 milhões em 2011 para a ampliação da produção de compostos de plásticos de engenharia em sua unidade industrial de São Bernardo Campo. Os recursos serão aplicados na implantação de uma nova linha de produção, que aumentará em 6 mil toneladas a atual capacidade produtiva da empresa. Essa nova capacidade deverá estar em funcionamento até o final deste ano.

As informações foram dadas no dia 09 de maio (segunda-feira), por François Hincker, presidente da GBU (Global Business Unit) Plásticos de Engenharia da Rhodia, ao participar do primeiro dia da Brasilplast 2011 – Feira Internacional da Indústria do Plástico. Segundo Hincker, o aumento de produção esta inserido na estratégia de crescimento mundial dos negócios da Rhodia na área de plásticos de engenharia de poliamida, segmento em que a empresa é uma das líderes mundiais.

“Nossas posições de liderança, combinadas com uma forte presença nas regiões de rápido crescimento, como na América Latina, nos permitem atender o futuro crescimento do mercado”, acrescentou François Hincker, lembrando que outro eixo de expansão dessa atividade em termos mundiais está baseado na inovação.

As ambições de crescimento da Rhodia no segmento de plásticos de engenharia são solidamente baseadas na inovação sustentável e na presença em mercados com crescimento rápido e lucrativo. A Unidade Global de Negócios de Plásticos de Engenharia tem forte presença no mercado mundial e está particularmente bem posicionada em regiões de rápido crescimento: cerca de 38% de suas vendas estão na Ásia, e 18% estão na América Latina.

Inovação – Sob o slogan “Um Mundo de Soluções”, a empresa apresenta uma série de novidades em tecnologia e produtos na área de plásticos de engenharia. As quatro zonas temáticas no stand da empresa identificam claramente seu compromisso de agregar valor aos clientes: .”A proximidade é uma força”, enfatizando como os clientes se beneficiam da presença global e força local da empresa;

.”Eficiência é valor”, apresentando produtos e serviços que reduzem o tempo de colocação de um produto no mercado e aumentam a competitividade dos clientes;

. “A vida é um ciclo”, apresentando inovações dedicadas às questões ambientais e de reciclagem;

. “A inovação está no ar”, revelando as últimas inovações voltadas para produção de peças que combinam leveza e alto desempenho.

“Nossas equipes de produção, de P&D, comercial e de assistência técnica operam em sintonia fina com a cadeia produtiva do setor para identificar oportunidades e criar soluções que atendam as demandas do mercado”, afirma Marcos Curti, diretor da Rhodia Plásticos de Engenharia e Polímeros América Latina.

Os plásticos de engenharia e polímeros em poliamida da Rhodia são empregados principalmente na produção de peças para os segmentos automotivo e de transportes, eletroeletrônicos e construção e bens industriais de consumo. O grupo Rhodia, que é um dos líderes mundiais desse setor, possui unidades produtivas e laboratórios de desenvolvimento de aplicações em quatro continentes. No Brasil, a fábrica e o laboratório estão instalados em São Bernardo Campo (SP).

Nos últimos meses, a Rhodia apresentou várias inovações importantes na área de poliamidas para Plásticos de Engenharia, incluindo a poliamida bioderivada Technyl® eXten, as soluções em reciclagem 4earth™, a Fuel'In by Technyl®, para aplicações de contato com combustível e Technyl® Super Impact, para a substituição de metais.

As novidades selecionadas para apresentação na Brasilplast 2011 incluem: . uma nova geração de Technyl®Star, denominada A205F, desenvolvida nos laboratórios brasileiros, que ajudará os clientes a obter maior produtividade, além de redução significativa dos custos com energia em seus processos de produção.

. uma nova gama de Technyl®, livres de halogênio, para a indústria fotovoltaica;

. Evolite by Technyl®, um compósito termoplástico revolucionário que abrirá um mundo de inovações para projetistas e usuários;

. novos pós de poliamida, que irão desafiar os limites da fabricação rápida de peças plásticas.

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Estruturada em 11 unidades globais de negócios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo emprega 14 000 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 5,23 bilhões de euros em 2010. Suas ações são cotadas na Bolsa de Valores de Paris (Euronext Paris).

Autor: Portal Fator Brasil