Faixa para ônibus na Domingos de Morais começa a funcionar hoje

Começou a funcionar nesta segunda-feira uma faixa exclusiva de ônibus na rua Domingos de Morais, na Vila Mariana (zona sul de São Paulo). A faixa será exclusiva para transporte coletivo apenas de segunda-feira a sexta-feira, no horário de pico –das 6h às 9h e das 17h às 20h.

O corredor tem 750 metros e funciona no sentido centro da via, entre as ruas Santa Cruz e Doutor Afonso Celso.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a intenção é dar “maior fluidez ao transporte coletivo e ao tráfego local, minimizando um crítico gargalo no trânsito”.

A SPTrans diz que 13 linhas de ônibus municipais utilizarão a nova faixa, beneficiando 145 mil passageiros.

Nesse trecho da via, haverá uma faixa para ônibus e quatro para os demais veículos. A CET afirma que, na prática, não haverá perda de espaço para os automóveis, pois o corredor foi aberto com obras de alargamento da pista.

As obras no sentido bairro da rua Domingos de Morais ainda não foram concluídas –mas também devem receber área exclusiva para ônibus no futuro.

Por conta do corredor, o cruzamento das ruas Domingos de Morais e Afonso Celso será desativado.

O horário de funcionamento da Zona Azul no local passará a ser das 9h às 17h, no trecho entre a rua Santa Cruz e a Afonso Celso, no sentido centro, onde o alargamento já está concluído. Será liberado o estacionamento do lado esquerdo da Afonso Celso, entre a Manuel Vicente e a Domingos de Morais.

Outra mudança será a desativação da travessia de pedestres no cruzamento das ruas Afonso Celso e Domingos de Morais. Ela será transferida para o encontro das ruas Francisco Cruz e Domingos de Morais, onde haverá um semáforo exclusivo.

Autor: Folha de S.Paulo