Vale vai contratar empresa para escolher sucessor de Agnelli

A Vale informou na noite de quinta-feira, em fato relevante, que a controladora da companhia, a Valepar, vai realizar uma reunião prévia de acionistas na segunda-feira, dia 4, e do conselho de administração na quinta-feira, dia 7, para “homologar” a contratação de uma empresa internacional de seleção de executivos (“head hunter”) para selecionar nomes no mercado para iniciar o processo de sucessão do seu presidente Roger Agnelli.

Segundo comunicado da Vale ao mercado, os sócios deverão se manifestar sobre a indicação do futuro diretor-presidente da empresa “com base em nomes propostos em lista tríplice elaborada por 'head hunter', para assumir o cargo após o término do mandato” de Agnelli, que termina em maio.

A Vale deve decidir o nome do novo presidente-executivo da mineradora em reunião do Conselho de Administração da Valepar marcada para o próximo dia 7 de abril.

Na reunião prévia do dia 4 participam todos os acionistas minoritários, como por exemplo o Opportunity, que possui 0,03% da Vale por meio da Eletron. Ficam de fora os quatro principais acionistas: Previ, Bradesco, BNDES e Mitsui, que participam apenas da reunião do conselho.

As reuniões acontecem em meio aos rumores de que o governo quer tirar o presidente da Vale para colocar um nome mais afinado com o Planalto, que poderia intensificar os investimentos da empresa na agregação de valor ao minério de ferro produzido no país, ou seja, construindo mais siderúrgicas.

Confira a íntegra do comunicado da Vale:

“A Vale S.A. (Vale) informa que recebeu correspondência de seu acionista controlador, Valepar S.A. (Valepar), comunicando a realização de Reunião Prévia de Acionistas e Reunião do Conselho de Administração da Valepar nos dias 4 e 7 de abril de 2011, respectivamente, com a seguinte pauta:

Homologar a contratação de empresa internacional de seleção de executivos (“Head Hunter”).

Manifestar-se sobre a indicação do Diretor Presidente da Vale S.A., com base em nomes propostos em lista tríplice elaborada por “Head Hunter”, para assumir o cargo após o término do mandato do atual Diretor Presidente”.

Autor: G1