Esta broca de mais de doze mil cavalos cavou o mais extenso poço de petróleo do mundo

No extremo leste da Rússia está um monumento da busca e sede dos humanos por petróleo. Abaixo do prédio azul na foto está o mais extenso poço de petróleo do mundo. Ele corre por cerca de 10,7 km abaixo da superfície e foi terminado em 60 dias.

Com o preço do barril de petróleo cruzando a marca dos US$ 100 e a demanda ainda crescendo em boa parte dos países, governos e empresas foram forçados a trabalhar nas áreas mais remotas do planeta. A Ilha Sacalina, localizada ao norte do Japão no mar de Okhotsk, foi dominada por empresas de energia de diversos países em busca de uma reserva que pode alcançar 45 bilhões de barris de petróleo e gás natural. É frio – as temperaturas atingiram -30 graus centígrados na semana passada – remoto e situado sobre uma zona de terremotos, o que a torna um dos melhores lugares no mundo para usar o sistema de perfuração de longo alcance – no qual os poços correm horizontalmente por quilômetros ao invés de perfurar em direção ao núcleo do planeta.

Com o petróleo localizado a alguns quilômetros da costa, a ExxonMobil e suas parceiras construíram a Yastreb, a torre azul acima. Projetada por uma empresa texana, a broca – um monstro de 12.166 cv (segundo a ExxonMobil; até 13.948 hp segundo a empresa que projetou a broca) e 70 metros de altura – atingiu um comprimento de 12,34 km no poço batizado de OP-11, com um alcance horizontal de 11,47 km. É o sexto recorde de perfuração atingido no local usando a Yastreb, que pode se mover por trilhos especiais para perfurar novos poços. O gás natural da reserva é em sua maioria enviada para a Rússia, China e Japão, enquanto o petróleo pode ser enviado até a Califórnia.

Em se tratando de petróleo, não muito diferente do que faz a Petrobrás, a ExxonMobil também se utiliza de um equipamento no mar, a Orlan, ancorado na costa. Ao invés de se sustentar sobre degraus de aço ou ferro, a Orlan se apoia em concreto reforçado, para resistir à pressão das pedras de gelo que a cercam na maior parte do ano.

Considerando o tempo que a ExxonMobil levou para perfurar este poço, e a demanda cada vez maior por petróleo no planeta, este recorde não deve durar mais do que alguns meses.

Crédito das fotos: ExxonMobil.

Autor: GizModo