Início Notícias Infraero reabre antigo terminal do aeroporto de Porto Alegre para voos comerciais

Infraero reabre antigo terminal do aeroporto de Porto Alegre para voos comerciais

Depois de quase 10 anos sendo utilizado apenas para voos particulares, o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, foi reaberto nesta quarta-feira (1º) pela Infraero. A decisão foi tomada para desafogar o prédio principal, inaugurado em 2001, que já está operando acima da capacidade. A Webjet foi a primeira empresa a optar pela transferência de seus 12 vôos diários para instalações. A Azul também vai utilizar o terminal a partir de 15 de dezembro. Até três empresas poderão operar no local. Aquelas que decidirem pela transferência, terão que abandonar os postos no terminal principal.

Reformulado em três meses e com um investimento de R$ 2 milhões, o antigo edifício do Salgado Filho terá capacidade para receber 1,5 milhões de passageiros por ano de acordo com a Infraero. Com isso, somando os dois terminais, o aeroporto da capital gaúcha poderá transportar até 6,5 milhões de pessoas por ano, um aumento de aproximadamente 16% no fluxo de passageiros na comparação com 2009. O terminal reformado tem

22 balcões de check-in (embora somente 12 serão utilizados inicialmente) quatro portões de embarque, dois aparelhos de raio-x e uma esteira de bagagem.

Porém, a maior contribuição da reforma será diminuir o fluxo de embarques e desembarques do terminal principal. Segundo o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto da Silva e Souza, a estatal entrou em contato com todas as companhias aéreas para avaliar seus interesses de transferência. “Comunicamos principalmente aquelas que trabalham com vôo doméstico. A Webjet mostrou interesse imediato e já vai começar a atuar. A Azul está em fase de aprovação dos seus projetos de instalações”, disse.

Via assessoria de imprensa, a Webjet afirmou que optou pela mudança para garantir mais rapidez às operações. No Terminal 2, como será chamado o antigo prédio a partir de agora, a companhia área terá acesso às portas traseiras e dianteiras para embarque, o que dá mais rapidez ao processo. Além disso, contará com uma estrutura de seis guichês de check-in e três unidades de autoatendimento. O vôo inaugural da companhia sairá neste sábado (4) às 6h32 com destino à Brasília.

Os passageiros terão de conviver com andaimes nos primeiros dias de operação do Terminal 2. Nesta quinta-feira (2), operários ainda trabalhavam no saguão principal. Parte da obra ainda não foi concluída e nem todos os serviços estarão em operação, mas, mesmo assim, o superintendente garante a comodidade dos passageiros: “O que é necessário para uma boa viagem nós já temos. Também estamos oferecendo um ônibus que faz uma ligação entre os dois terminais de 15 em 15 minutos”.

Até a Copa de 2014, a Infraero pretende investir mais de R$ 400 milhões em obras para a modernização do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ampliação de pista, construção de novo edifício garagem e criação de um sistema de aeromóvel (ligação de trem movido pelo vento entre a estação do metrô de superfície da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Salgado Filho) são algum dos projetos em pauta.

Autor: UOL

X
X
X
X
X