Espaço projeto Nova Luz abre as portas ao público com exposição de fotos de moradores e comerciantes da região central

A história de um bairro é construída por intermédio da forma como as pessoas observam e interagem com o espaço. Esse foi o mote de um trabalho que a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Consórcio Nova Luz, desenvolveu ao longo dos dois últimos meses e que resulta agora na exposição “Luz, Câmera e Ação: Nova Luz em foco”, uma coletânea de fotos tiradas por moradores, comerciantes e freqüentadores da região da Luz, no centro da capital paulista.

Com curadoria da fotógrafa Christiana Carvalho e organização do arquiteto e geógrafo Otto Driessen, a abertura da mostra, que ocorreu neste último sábado (6/11), marca a inauguração do Espaço Projeto Nova Luz, localizado na Rua General Couto de Magalhães, 381, região da Nova Luz. O local funcionará a partir desta data como centro de atendimento e informações à população sobre o plano urbanístico de requalificação da Nova Luz, um polígono delimitado pelas avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias, pela rua Mauá e avenida Cásper Líbero. Além de exposições, o Espaço receberá palestras, oficinas educativas e outras atividades de promoção à integração social.

“O Espaço Projeto Nova Luz é essencialmente um importante centro para troca de informações, sugestões e ponto de encontro para todos aqueles que, como nós, querem colaborar com o desenvolvimento da área”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sr. Miguel Luiz Bucalem.

“Luz, Câmera e Ação: Nova Luz em foco” – As pessoas convidadas para esta tarefa foram divididas em grupos visando reproduzir a diversidade da região, como habitantes, comerciantes (donos de loja), diretores de empresas e estabelecimentos culturais, consumidores de cultura e lazer e demais pessoas que freqüentam o local.

“A ideia surgiu da necessidade de buscar o olhar e o engajamento desses personagens anônimos da Nova Luz, por reconhecer neles não só os interlocutores mais habilitados, como os que poderiam desenvolver uma observação de campo mais inesperada e verdadeira dos usos e costumes ali desenvolvidos”, comenta Christiana Carvalho.

Ao todo, foram clicadas mais de três mil fotos, resultando na seleção das 120 imagens que compõem a exposição. Além desses registros pessoais, fazem parte da exposição algumas fotos casuais de autoria de Christiana Carvalho e de Otto Driessen, destacando assim uma surpreendente confluência de percepção que demonstra a semelhança entre as visões amadoras e aquela dos profissionais.

Sobre Christiana Carvalho – Nascida em 1956 em São Paulo, Christiana não esconde sua forte relação com o centro da cidade. Formada na Escola da Nikon do Brasil, Cine Foto Bandeirante e Escola de Desenho Técnico IADE, iniciou sua carreira profissional há 35 anos fotografando espetáculos de dança e teatro. A partir de 1978 passou a dedicar-se à fotografia de natureza e de povos ao redor do mundo. A fotógrafa registrou lugares como Antártica, África, Ásia e Austrália, bem como Amazônia, que renderam publicações em importantes revistas, no Brasil e no exterior, como National Geographic e People Magazine.

Sobre Otto Driessen – O arquiteto e geógrafo holandês Otto Driessen se considera um brasileiro de coração. Há três anos no país, atua como consultor de pesquisa, estratégia e design de inovação, e se especializou no desenvolvimento de estudos. Formado em geografia, é mestre em arquitetura pela Universidade de Rice (Texas) e com MBA pela Universidade de Michigan, ambas nos EUA.

Autor: Assessoria de imprensa