O projeto M-30

O projeto M-30 Madri é considerado o maior projeto de engenharia rodoviária do mundo em andamento.

Madri sofre hoje de uma crise de tráfego que precisa ser resolvida com rapidez e eficiência. Com sua rápida expansão nos últimos anos, os congestionamentos estão se tornando um problema constante na cidade.

O projeto M-30 irá solucionar os problemas de engarrafamentos nas ruas de Madri, ao criar uma nova malha rodoviária embaixo da cidade. Cerca de 99 quilômetros de pistas e 56 quilômetros de túneis serão construídos até o final do projeto.

O Projeto M-30 Madri é tão grande que uma máquina perfuradora de túneis personalizada (TBM) foi criada pela empresa alemã Herrenknecht AG. A TBM de quatro toneladas foi especialmente projetada para perfurar o que será o túnel mais longo já escavado, e tem o incrível diâmetro de 15 metros.

Na verdade, as proporções da TBM são tão enormes que transportar a máquina até o local da obra também foi um processo complexo. Depois de ser montada na base alemã da Herrenknecht AG, a TBM foi desmontada e transportada para Madri peça por peça. Apesar de suas dimensões descomunais, a TBM irá exigir um manejo cuidadoso, já que muitas peças da máquina são bastante frágeis. 

Autor: Discovery Channel