Ufscar cria sistema online para estimar consumo médio de materiais em obras

Criado pelo Departamento de Engenharia Civil (Deciv) e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Sistema online de Indicadores de Projeto em Edifícios de Alvenaria Estrutural ajuda o engenheiro civil a fazer uma estimativa dos valores de consumo médio de materiais para uma obra. O usuário ainda pode comparar os valores obtidos com números de outros 137 projetos presentes no banco de dados. As comparações são válidas somente para edifícios entre dois e 40 andares.

Segundo o Coordenador do curso de Engenharia Civil, Guilherme Aris Parsekian, “o projeto nasceu de uma necessidade do mercado de obter essas informações mais facilmente”. O sistema foi formulado a partir de um projeto de mestrado. O trabalho consistiu no levantamento de dados relativos à característica e consumo de materiais de 120 projetos de edifícios. Após essa compilação inicial, foram levantados dados como índice de compacidade, índice de circulação, densidade de paredes e relação da área de alvenaria de estrutura por alvenaria total. No momento, existem 107 projetos com todos esses dados.

Para o usuário realizar uma comparação básica de consumo de materiais, é necessário inserir no sistema dados sobre a área do pavimento, o tipo de bloco utilizado na construção, o número de andares e se haverá utilização de pilotis. Já para uma comparação intermediária, são necessárias, além das informações da comparação básica, o perímetro externo do pavimento, a área de alvenaria estrutural, a área de alvenaria de vedação, a área de circulação, a somatória das áreas dos cômodos e o tipo de fundação, além da informação se há cinta de amarração e grautes verticais em todos os encontros de parede. A comparação avançada já exige outras 33 informações específicas do material que será utilizado.

O sistema apresenta então os valores que seriam supostamente utilizados para uma obra com as características indicadas pelo usuário, facilitando as contas de consumo. 

Inserindo esses dados no site, chega-se aos seguintes resultados:

– Serão necessários 49 tubulões de aproximadamente 107 tf ou 90 estacas de aproximadamente 63 tf para a fundação;
– Serão gastos 17,5 m³ de concreto e 1.925 kg de aço em vigas baldrame;
– No pavimento de transição serão necessários 80,5 m³ de concreto, 910 m² de forma e 12,5 t de aço;
– O pavimento-tipo será construído com 665 m² de alvenaria estrutural onde serão consumidos 11,2 m³ de graute e 490 kg de aço.

Após a comparação, o sistema cadastra automaticamente as informações para uma possível atualização do banco de dados no futuro. O sistema pode ser acessado gratuitamente no site do Deciv.

Autor: PiniWeb